Portugal pretende oferecer incentivos a brasileiros que quiserem se mudar para o país - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Portugal pretende oferecer incentivos a brasileiros que quiserem se mudar para o país

Compartilhe




Se você tem o sonho de morar em Portugal, agora você tem mais um motivo para considerar a possibilidade de realizá-lo em breve. 

Uma proposta do atual governo português, conhecida como “A Geringonça”, quer dar acesso a “direitos sociais, vistos de residência e trabalho” para indivíduos que falem português fluentemente. É a sua chance!

A proposta foi formalmente apresentada em Brasília, na sede do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, e acolhida por membros e observadores da CPLP – a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. 

De acordo com interlocutores de ambos os países lusófonos – Portugal e Brasil, – o acordo tem previsão de concretização em até dois anos.

O intuito do governo português com a proposta é aquecer a economia do país com mão-de-obra qualificada, uma vez que o PIB português ainda sente os efeitos da crise mundial de 2008. 


Além disso, o salário mínimo de Portugal ainda é um dos mais baixos da União Europeia, girando em torno de €530 – pouco mais de R$ 1.900 – , o que faz milhares de jovens portugueses economicamente ativos deixarem a nação para morar em outros países da UE, onde a oferta de salário é melhor.

Outro motivo pelo qual os portugueses estão querendo incentivar a ida de brasileiros para o país é o envelhecimento da população de Portugal – na próxima década começará a faltar mão de obra jovem. 

Assim, o governo vêm com bons olhos a renovação populacional pelos imigrantes, incentivando a entrada de cidadãos falantes da língua portuguesa.


Para Marcelo Ribeiro de Sousa, atual presidente de Portugal, a “nova lei de acesso aos países lusófonos tornará possível para um maior número de profissionais estrangeiros concorrerem a vagas de trabalho, levando-se em conta a equivalência de títulos profissionais e acadêmicos entre essas nações.”

Ele disse ainda que um trabalhador brasileiro que escolha viver e trabalhar em Portugal poderá agregar à sua aposentadoria os anos de trabalho no Brasil somados aos anos de trabalho futuros em Portugal, sendo amparado pela legislação no acordo, a incluir direitos sociais e previdência social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages