Micro e Pequenas empresas: Como passar do segundo ano de vida? - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Micro e Pequenas empresas: Como passar do segundo ano de vida?

Compartilhe

Segundo pesquisas recentes, o brasileiro é um empreendedor nato. 60% dos brasileiros são empresários independente do porte e da formalidade e dos 40% restantes, 20% tem um sonho de empreender em algo ou apenas em ser dono do próprio negócio.

O problema é que segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a maioria das empresas não conseguem ultrapassar os dois anos de vida e são inúmeras as dificuldades por elas encontradas.

A MPE (Micro e Pequena Empresa) é aquela que, segundo a lei, fatura até R$ 4,8 milhões por ano e, de acordo com o Sebrae, possui em média 11 empregados.

A maioria não faz um plano de negócio, não tem capital de giro, não procuram conhecer seus concorrentes, não calculam o custo real do seu produto, não tem noção do custo fiscal que envolve o negócio, não sabem o que é ponto de equilíbrio, não se aperfeiçoa tecnicamente na atividade fim, não tem foco na atividade pois escolhem várias vertentes, erram na escolha do sócio, não buscam qualificação, entre outros problemas encontrados.

Muitos que pensam apenas em abrir o próprio negócio para ser seu próprio chefe, precisam compreender que estar de frente de uma empresa consiste em muitas horas de trabalho que muitas das vezes superam as 44 semanais cumpridas por ele como funcionário. Ser empresário implica em profunda dedicação.

O plano de negócio é o melhor caminho para aprofundar as ideias, sugere-se colocar tudo no papel, conhecer mais sobre o produto ou serviço oferecido, buscar as fontes de recursos certas, caso não tenha capital de giro, que é o grande problema da maioria, conhecer seus concorrentes, buscar conhecer as necessidades das pessoas em relação ao produto ou serviço oferecido.

Outro ponto e saber diferenciar custo de despesas.

Muitas são as dificuldades encontradas pelos empresários durante esses dois primeiros anos de vida do seu negócio, vamos relatar apenas três de dezenas de pontos críticos que acontecem nas empresas:

O sócio?

A escolha do sócio não envolve apenas o princípio societário da afinidade outros prontos precisam ser identificados na pessoa escolhida como qualificação, paciência, disponibilidade, divisão clara e objetiva do que será desenvolvido por cada um, como serão as aplicações de recursos e a divisão dos mesmos, entre outros fatores.

E quando o sócio é meu (minha) esposo (a)?

Primeiramente esse casal precisa aprender a separa a vida conjugal da vida profissional, eu sei que é difícil, mas precisam aprender a fechar a porta da empresa e deixar lá todos os problemas para que o relacionamento não venha a ser desgastado.

E o meu salário?

Confusão patrimonial é o erro mais comum cometido pelos empresários e o mais fatal para as empresas, muitas pessoas confundem o caixa da empresa com o seu “bolso” e qualquer sobra de recursos acaba sendo utilizada em benefícios próprios.

O empresário precisa em primeiro lugar, após calcular o ponto de equilíbrio e após conhecer o fluxo de caixa da empresa, estabelecer um salário e sobreviver inicialmente com ele.

Precisar também aprender a reinvestir, buscar tecnologias e novidades para empresa.

Conclusão:

Gostar, ter paixão pelo que faz é primordial, conhecer a atividade que será desenvolvida e ter qualificação técnica ajuda muito.

Gostou? Quer saber mais sobre o assunto?

Curta nossa página nas redes sociais e mande uma mensagem!

A GMX Consultoria Contábil & Treinamentos possui um trabalho especialmente direcionado para esses empresários que buscam investir em um negócio e necessitam de uma assessoria e acompanhamento especial na parte financeira, fiscal e patrimonial. Possuímos, além de conhecimento técnico e experiência na área, ferramentas tecnológicas que otimizam a obtenção e conhecimento dos seus resultados.

Somos mais que uma equipe de contadores, somos seus consultores!!

Por: PAULA SANTANA GONÇALVES

Sócia da GMX Contabilidade & Treinamentos
Contadora, desenvolvendo há mais de 15 anos um trabalho de assessoria aos Micro e Pequenos Empresários
MBA em Gestão Fiscal e Tributária
MBA em Legislação Trabalhista e Previdenciária
Instrutora de treinamentos nas áreas trabalhista, fiscal e contábil
Formação em Coaching de Liderança
Ganhadora do Prêmio Mulher Empreendedora de Belford Roxo
Coautora do Livro a Chave da Prosperidade
Coautora do Livro de Coach Para Coach "no prelo"
Palestrante da 58 Concerj - Tema: Boas novas da contabilidade
Palestrante da Nibo Conference 2018

Um comentário:

Responsivo final texto

Pages