Witzel afirma que vistoria de veículos será na rua ao longo do ano - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Witzel afirma que vistoria de veículos será na rua ao longo do ano

Compartilhe
Witzel afirma que vistoria de veículos será feita em ação semelhante à Operação Lei Seca

Governador Wilson Witzel em fórum na Fecomércio na última sexta-feira Foto: Gabriel de Paiva

O governador Wilson Witzel afirmou nesta quinta-feira, dia 24, em entrevista à RecordTV, que a vistoria veicular — extinta em lei sancionada pelo ex-governador Francisco Dornelles no fim de 2018 —continuará a ser feita ao longo do ano. 



O chefe do executivo revelou que os motoristas serão parados por equipes do Detran-RJ, em ações semelhantes ao que ocorre na Operação Lei Seca.

— A vistoria vai ser realizada ao longo do ano de forma inadvertida. Alguém será parado por uma equipe do Detran, e não da Polícia Militar, em ação semelhante à Lei Seca — disse Witzel na entrevista.

O governador afirmou que o motorista só precisará ser vistoriado uma vez durante o ano. Não foi informado quando as operações devem iniciar.

— O motorista estará sujeito a vistoria apenas uma vez, não será fiscalizado duas vezes — afirmou.



Witzel também comentou sobre a polêmica em relação à cobrança das taxas de licenciamento anual e justificou que ela é útil para o poder de polícia e pela continuidade da fiscalização. Ele acrescentou que o pagamento beneficiará a Policia Militar.

— A polícia será beneficiada com essa taxa e poderá atuar, sempre em conjunto ao Detran — informou à RecordTV.

Habitualmente, os motoristas agendavam o dia da vistoria e faziam a verificação anualmente. Segundo o governador, a polícia não terá responsabilidade pelas vistorias. 

Com as mudanças feitas este ano, o motorista realizará uma autovistoria para pegar o documento anual.



Essa declaração poderá será feita por meio do site ou do teleatendimento. Mas não será preciso preencher um formulário específico.

Confira abaixo os itens que devem ser verificados pelos motoristas

Buzina: É preciso checar está funcionando e produzindo som claro e audível.

Chassi: O número de registro deve estar legível e ser condizente com o registro do veículo no Detran-RJ.

Cinto de segurança: Devem estar em bom estado de conservação e fixação, com retenção de impacto.



Espelhos: Retrovisores interno e externos não podem estar danificados ou com visibilidade insuficiente.

Interior do veículo: Itens como para-sol e freio de mão precisam estar funcionando adequadamente.

Lataria: Não pode ter corrosão acentuada ou de caráter perfuro cortante. No caso dos para-choques, não podem estar excessivamente deformados ou com saliências cortantes.
Limpadores: Os dois limpadores devem estar fixados e capazes de retirar toda a água do para-brisa dianteiro ou traseiro. Os lavadores de para-brisa devem ter o spray funcionando plenamente.

Placas: O dispositivo não pode estar danificado, violado ou falsificado. O mesmo é válido para as placas que sem lacre e/ou selo.

Pneus: É necessário verificar o estado geral e a fixação das rodas. As calotas e os diâmetros devem ser iguais nos dois eixos. Deve-se ainda verificar se há pneus diferentes no mesmo eixo, se algum deles tem saliências externas ou profundidade inferior a 1.6 mm, se o estado de conservação dos flancos e das bandas são deficientes ou têm desgaste desigual, e se a adequação ao uso está de acordo com a designação do fabricante do veiculo.

Itens de emergência: O veículo deve conter todos os itens para a troca de pneus e parada de emergência em via pública (triângulo de segurança, estepe, chave de rodas e macaco).
Sistema de iluminação: Lanternas, faróis baixo e alto, luzes de freio, de ré e de placa, setas indicadoras de direção e alertas não podem estar quebrados ou com as lâmpadas queimadas.



Sistema elétrico: Bateria, cabos, fiação e conexões precisam ser verificadas tanto em relação ao estado geral quanto à fixação.

Vidros: Deve-se verificar a conservação, a visibilidade e o funcionamento do sistema de acionamento. Os vidros não podem ter fissuras. No caso de uso de películas, as mesmas precisam estar de acordo com a legislação.

Identificação do veiculo: Número de motor e número vis (número de parte do chassi) devem estar marcados nos vidros.



Via Extra


Um comentário:

  1. Caso o carro for detectado que a uma irregularidade o carro e preso ou temos um prazo pra pôr em ordem a ocorrência

    ResponderExcluir

Responsivo final texto

Pages