PERIGO: Slime intoxica menina de 12 anos. Alerta aos pais! - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

PERIGO: Slime intoxica menina de 12 anos. Alerta aos pais!

Compartilhe



As slimes, aquele mistura gelatinosa que água boricada, purpurina, cola, espuma de barbear, etc, podem não ser tão inofensivas como se pensava até o momento. 
O problema é quando se percebe que alguns desses componentes podem ser extremamente prejudiciais à saúde.



Cris Pagano descobriu isso da pior forma possível. A filha, Valentina, está internada há mais de uma semana em um hospital de São Paulo.
“Ela apresentava um quadro de gastroenterite sem nenhuma razão aparente. Todos os exames estão normais, hemograma e PCR inalterados, ultrassom e tomografia mostrando apenas um aumento e inflamação nos linfonodos intestinais. 



E hoje, depois de muitos dias de angústia, vendo ela piorando a cada dia, apesar do esquema fortíssimo de medicação para vômitos, sem comer nada desde o início do quadro, veio o diagnóstico: envenenamento por bórax”, escreveu Cris, em um post nas redes sociais.
Valentina também fez uma publicação de alerta: “Todos os dias no hospital, eu estava fazendo slimes porque sempre que recebia uma visita, eu ganhava materiais. Enquanto eu mexia com isso, ele penetrava na minha pele indo para a minha corrente sanguínea”, conta. 



Segundo a menina, o médico dela só suspeitou do bórax, quando viu o produto no quarto do hospital. “Mães, proíbam o uso nos slimes! O médico já avisou a Vigilância Sanitária, que informou já ter outras ocorrências”, completou a mãe.
O QUE É BÓRAX?
Entre todos os produtos usados na fabricação caseira do slime, o bórax é o mais perigoso, segundo o alergista e imunologista Nelson Guilherme Bastos Cordeiro, do Departamento Científico de Dermatite Atópica e de Contato da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). 



Apesar de altamente tóxico, o borato de sódio pode ser comprado facilmente no comércio. A substância também serve de matéria-prima para alguns produtos de limpeza, como sabão em pó e até inseticidas.
Como não são concentrações padronizadas e as crianças costumam ficar horas manipulando a mistura, os resultados podem ser queimaduras químicas, irritação nos olhos e dermatites. 
“A queimadura, especialmente nas mãos, pode ser a reação mais grave por ação abrasiva causada pelo borato de sódio. Existe, ainda, risco de reações alérgicas, já que as crianças têm uma pele mais sensível”, explica Cordeiro.


Não quer dizer que todas as crianças que entram em contato com esses produtos terão problemas. “Isso vai depender do tempo de manipulação, da quantidade usada, da predisposição da criança e do tempo de contato com o produto”, diz.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages