Banco de sangue do HGNI estende horário para doação - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Banco de sangue do HGNI estende horário para doação

Compartilhe


Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Mais que um ato solidário, a doação é uma necessidade, já que a cada dois segundos um indivíduo em algum hospital do país precisa de uma transfusão de sangue para viver. A importância da doação regular de sangue é sabida por todos, mas a busca de doadores é um trabalho constante dos hemocentros para manter os estoques abastecidos. 

No Hemonúcleo do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) a situação não é diferente. Para tentar atrair mais doadores a unidade vai ampliar o horário de coleta de sangue na próxima semana, As doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h. A ampliação em 2h30 no funcionamento do banco de sangue tem objetivo de atrair mais doadores, uma vez que o HGNI está com o estoque abaixo do ideal. A ação também vai comemorar o Dia Internacional do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. 

Por ser uma das únicas emergências da Baixada Fluminense, realizando cerca de 17 mil atendimentos e 600 cirurgias por mês, o HGNI precisa manter o estoque de sangue abastecido, mas o número de doações vem caindo. Em maio, apenas 398 bolsas foram coletadas, cerca de 35% abaixo do ideal, que são 600 doações. Este ano, a média foi de 400 doadores.

“Sendo o HGNI um hospital de trauma, com emergência aberta e com as várias especialidades médicas, é imprescindível que tenhamos um fluxo de pelo menos 40 doações de sangue por dia para suprir as necessidades dos pacientes, sejam casos cirúrgicos ou emergenciais”, explica a médica coordenadora do banco de sangue, Neuza Nakamura. 

Além de fornecer bolsas de sangue para HGNI, o Hemonúcleo também abastece a Maternidade Mariana Bulhões. Por isso o papel do doador é fundamental para o bom funcionamento destes dois hospitais. “Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pacientes”, reforça Neuza.

Para ser um doador é preciso estar atento a algumas recomendações. Caso tenha se vacinado contra a gripe, é necessário aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. Se contraiu dengue, zika ou chikungunya, só poderá doar após 30 dias. O doador deve ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, entretanto, ficará restrito de fazer a doação quem tiver ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas ou comidas gordurosas nas últimas 4 horas. Jovens de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, mas é preciso a autorização dos pais ou responsáveis que pode ser adquirida através do site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf).


Via: Assessoria / PMNI
Foto: Divulgação
07/06/2019

Um comentário:

  1. Se abrisse um horário aos sábados, talvez aumentasse a adesão. Como somente é passível de abono uma vez por ano, fixa difícil doar de 4 em 4 meses durante expediente.

    ResponderExcluir

Responsivo final texto

Pages