Firjan Sesi: abertas 1.360 vagas gratuitas para cursar ensino médio profisionalizante - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Firjan Sesi: abertas 1.360 vagas gratuitas para cursar ensino médio profisionalizante

Compartilhe



A Escola Firjan Sesi oferece 1.360 vagas gratuitas para ensino médio no Estado do Rio, com formação técnica, nos turnos da manhã e tarde. 

Os interessados devem estar cursando o 9º ano do ensino fundamental ou já ter concluído essa etapa de formação e precisam ter renda familiar per capita bruta (por pessoa da casa) de até 1,5 salários mínimos por mês (R$ 1.497). 

A preferência será dada a dependentes de industriários, mas as vagas serão preenchidas também pela população em geral.

As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.escolafirjansesi.com.br, até o próximo dia 27 (sexta-feira). De 30 de setembro a 4 de outubro, os candidatos deverão comparecer à unidade de ensino escolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com a documentação exigida.

Entre os documentos necessários para a inscrição estão carteira de identidade, cópia do CPF, cópia do certificado de conclusão ou comprovação de estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental, autodeclaração de renda e comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital. Os candidatos passarão por provas.

Segundo a Firjan, a partir de 2020, o ensino médio na instituição de ensino passará a ser oferecido somente em concomitância com o curso técnico. Informações: 0800-023-1231.

Distribuição das vagas e provas

Na Região Metropolitana do Rio são oferecidas 720 vagas nas unidades Maracanã (240), Jacarepaguá (160), Duque de Caxias (160), Nova Iguaçu (80) e São Gonçalo (80). No interior do estado, há outras 640 chances de capacitação em Barra Mansa (80); Macaé (160), Nova Friburgo (80), Petrópolis (80), Resende (160) e Volta Redonda (80).

No dia 9 de outubro, serão divulgados no site os locais das provas que serão aplicadas no dia 19, das 9h ao meio-dia. Os candidatos deverão responder a 60 questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano.


Capacitação

Durante a formação, os alunos aprendem a desenvolver projetos com metodologia científica e experimentação. Além disso, eles têm contato com noções de robótica e desenvolvem habilidades como lógica de programação, criatividade e inovação.

No primeiro ano do ensino médio, o aluno cursará as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês), Educação Física, Arte, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física e Química em um turno.

Além disso, no primeiro semestre, os estudantes terão dois cursos de iniciação profissional, no segundo turno, a fim de poder escolher o curso técnico a ser iniciado no segundo semestre (Segurança do Trabalho, Logística, Automação, Petroquímica, Manutenção Automotiva, Jogos Digitais, Informática, Comunicação Visual, Multimídia, Mecatrônica, Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas).

No segundo ano, o jovem vai cursar o ensino médio e concluir o curso técnico. No terceiro ano, terminará a formação média e cursará um preparatório para o Enem (três dias da semana).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages