Anvisa alerta sobre remédio para enjôo na gravidez que causa lábio leporino em bebês - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Anvisa alerta sobre remédio para enjôo na gravidez que causa lábio leporino em bebês

Compartilhe



Um medicamento usado na gravidez para enjoos foi ligado ao lábio leporino

A Anvisa orientou que este medicamento não deve mais ser usado para enjoos na gravidez, entenda (continua após publicidade)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre um remédio usado na gravidez para combater enjoos. 

O medicamento em questão é o ondansetrona. A Anvisa está alertando sobre este medicamento porque uma pesquisa da Universidade de Harvard nos Estados Unidos apontou que filhos de mulheres expostas a este medicamento na gestação correm maior risco de desenvolver fenda palatina e lábio leporino.

Ainda de acordo com a Anvisa, os riscos estariam relacionados principalmente ao uso deste medicamento no primeiro trimestre da gestação. (continua após publicidade)

Segundo a Anvisa, este remédio no momento está dentro da categoria B de gestação. Isto significa que atualmente ele só pode ser utilizado por gestantes com a autorização de um médico.

Contudo, a Anvisa está considerando passar o medicamento para a categoria D de risco na gestação, nesta categoria há evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem em alguns casos justificar o risco. (continua após publicidade)

O medicamento ainda está sendo submetido a uma série de estudos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages