Feche a tampa do vaso antes de dar descarga e evite que as bactérias se espalhem pelo banheiro; entenda - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Feche a tampa do vaso antes de dar descarga e evite que as bactérias se espalhem pelo banheiro; entenda

Compartilhe



O banheiro, é um dos lugares mais propensos ao acumulo de fungos e bactérias dentro de uma casa, por isso, uma limpeza semanal nesse ambiente é muito importante. 


Devido à umidade, o desenvolvimento de fungos e mofo lá dentro é muito favorável, mas o real campeão na formação de bactérias dentro do banheiro é o vaso sanitário.


O vaso sanitário pode ser habitado por bactérias que vivem no intestino das pessoas, então quando pressionamos a descarga, lançamos no ar vestígios de material fecal. 

Segundo um estudo, a bactéria Clostridium difficile, a causadora da diarréia, pode ser atirada cerca de 25cm em torno do vaso quando damos descarga com a tampa aberta.

Por mais irrelevante que possa aparecer, sim, a tampa sanitária tem uma função importantíssima em nossos banheiros. 

Já que dar descarga com a tampa levantada permite que uma nuvem de bactérias polua o ar do seu banheiro, aumentando o risco de contração de doenças.

Você também não deve deixar a tampa aberta por outro motivo, ao dar descarga, as bactérias podem impregnar em toalhas de banho e rosto, além de tapetes, cortina do Box, escovas de dente e de cabelo ou qualquer outro objeto ali exposto. 

Por conta disso, é importante sempre deixar objetos de higiene pessoal em locais protegidos, como dentro do armário, por exemplo.

Recentemente o canal Manual do Mundo, fez uma experiência em vídeo para mostrar o que acontece quando se dá descarga com a tampa do vaso sanitário totalmente aberta. 

A experiência consistia na utilização de corantes fluorescentes (aqueles que brilham em luz negra), para substituir as fezes e urina.

O primeiro teste foi realizado com a tampa do vaso sanitário abaixada. Como esperado, os respingos do corante não se espalharam pelo banheiro, apenas alguns respingos na parte inferior da tampa que podem facilmente ser retirados com uma boa higienização e limpeza.

O segundo teste consistiu em deixar a tampa aberta, porém o assento abaixado. 

Após pressionarem a descarga, muitas gotinhas do corante ficaram no assento sanitário. Não foi uma quantidade absurda, porém uma das apresentadoras Mari, nos lembra que isso foi com apenas uma descarga, imagina como estaria o vaso após 10 descargas.

O último teste finalmente, nos mostrou como fica o vaso sanitário quando a descarga é dada com a tampa e o assento sanitário levantados. 

As gotas de corante voam para todo o banheiro, inclusive no assento. Uma toalha que estava por perto também foi atingida pela coloração.

Pode não parecer tão alarmante, mas lembre-se que o corante é apenas uma representação de fezes e de urina, que se espalham por todo o banheiro quando damos descarga com a tampa levantada.

RESULTADO DOS TESTES



Ficou com nojinho? Então está na hora de mudar nossos hábitos higiênicos e adotar o costume de fechar a tampa do vaso sanitário daqui pra frente. 

Você com certeza irá notar uma mudança no odor do seu banheiro e até mesmo a limpeza será muito mais fácil de ser executada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages