Nova Iguaçu terá cinco dias de festa para celebrar aniversário de 187 anos - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Nova Iguaçu terá cinco dias de festa para celebrar aniversário de 187 anos

Compartilhe
Foto: Alziro Xavier/PMNI/Arquivo


Missa, atividades culturais, esportivas, muita música e cuidados com o meio ambiente. É desta forma que Nova Iguaçu irá completar seus 187 anos de fundação. 

A festa acontecerá de 15 de janeiro, data do aniversário do município, até o dia 19. O objetivo da Prefeitura é fazer do evento uma oportunidade para o fortalecimento de vínculos entre a cidade e seus moradores.

Os festejos começam na próxima quarta-feira (15) com a tradicional missa solene na Catedral de Santo Antonio, no Centro. No dia seguinte, haverá a expedição “Vila de Iguassú – um retorno ao passado”. 

O passeio acontece pelo circuito histórico de Iguassú Velho, onde estão situadas as ruínas da Fazenda São Bernardino, a Torre Sineira da antiga Igreja Matriz, os cemitérios da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, além do Porto de Iguassú, todos patrimônios tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). 

A visita é aberta ao público e partirá da Casa de Cultura, no Centro, às 9h.

No dia 17, a Prefeitura de Nova Iguaçu promoverá um encontro com os servidores públicos e lideranças municipais para prestação de contas do governo referente ao ano de 2019. Na ocasião, serão apresentados os projetos e programas previstos para este ano.

O sábado (18) será o ponto alto da festa, com cultura, esporte e lazer. A partir das 8h, o Calçadão vai receber um desfile de Folia de Reis. 


A comemoração segue à noite e em dose dupla. Um palco será montado na Rua Arcelino Pereira Neves, no Centro, ao lado da Via Light, onde haverá também uma praça de alimentação com food trucks. 

Lá, a partir das 18h30, um DJ vai dar início ao “esquenta” para a Corrida e Caminhada do Aniversário da Cidade, evento organizado pelo Grupo Mobiliza e que terá a primeira edição noturna na história da cidade.

A largada para o percurso de 5km será na Via Light, às 19h30. Mais de mil atletas profissionais e amadores devem participar da prova. 

Haverá premiação especial para os cinco primeiros colocados nas corridas masculina e feminina, além de troféu para o primeiro lugar de cada faixa etária, também no masculino e feminino.

O penúltimo dia de festa será encerrado com muita música ao som da Banda Multiversos. 

Oriundo da Baixada Fluminense, o grupo apresentará músicas autorais e também grandes sucessos do pop-rock e do reggae. O show será às 21h30.

As comemorações pelo aniversário de 187 anos de Nova Iguaçu se encerram no domingo (19) com um passeio ciclístico até a Serra do Vulcão, onde será feita ação de reflorestamento com o plantio de mil mudas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages