Indígenas produzem sandálias com látex da Amazônia e vendem pelo WhatsApp - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Indígenas produzem sandálias com látex da Amazônia e vendem pelo WhatsApp

Compartilhe


Uma cooperativa informal de mulheres e homens indígenas encontrou uma maneira de aliar tecnologia e sustentabilidade para produzir sandálias orgânicas à base de látex extraído da Floresta Amazônica.


As sandálias da marca Ararinha são comercializadas via internet, com pedidos feitos pelo WhatsApp e entregues pelos Correios para todo o país.


“As mulheres produzem os calçados e os homens colhem o látex – com o cuidado de deixar descansar as seringueiras após três tiragens. 

Quinze indígenas trabalham na produção. Dois homens na retirada do látex e treze mulheres na produção”, contou a designer dos calçados Ararinha, Daosha Vaxā Shawā (Pássaro Alegre), 52, em entrevista ao portal SóNotíciaBoa.
100% natural

Os calçados são feitos com látex puro, tingidos com terra e urucum. 


O solado tem pó de madeira e o bordado é feito com linha de palha de buriti. “São tingidas naturalmente, com argila de diversas cores e frutos da floresta”, afirma Daosha.


A designer garante que além da beleza das sandálias, elas são mais resistentes e confortáveis.

Confortáveis para os pés

“São extremamente mais confortáveis que os do mercado, porque a borracha ‘calça os pés’, ela se molda, não aperta e é extremamente leve. 




Eles parecem moldados diretamente nos pés, de tão bem ajustados… São de alta resistência, mais do que os calcados comuns, porque não descolam e não desbotam em contato com água”, garantiu.




A ideia de produzir as sandálias de látex surgiu há cerca de três anos, mas o processo de comercialização começou recentemente.

Como tudo começou

“Após mulheres indígenas receberem uma capacitação de como transformar o látex em folha de borracha, (FSA), senti a necessidade de criar calçados com esse material, fazendo uma experiência que deu certo...

...e juntamente com meu companheiro Txada Shawã e mais duas lideranças da aldeia Shawã Nãba , Yuvanã Shawã e kumawã Shawā, decidimos dar continuidade, aperfeiçoando cada vez mais os calcados”, disse.




Cada par custa R$ 150, preço único tanto para os modelos masculino quanto feminino. 




“Começamos a vender recentemente. Temos ainda uma produção bem pequena de 40 sandálias por mês, mas que vão aumentar gradativamente conforme os pedidos. 

Em breve a produção vai estender aos indígenas da mesma etnia da aldeia Novo Acordo, que fica próxima”, afirmou Daosha.


Fonte: SNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages