Veja como o trabalhador informal pode checar se está ou não inscrito no Cadastro Único - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Veja como o trabalhador informal pode checar se está ou não inscrito no Cadastro Único

Compartilhe



Se o trabalhador informal que espera a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 — a ser pago pelo governo federal durante três meses 


— não sabe ou não se lembra se está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), a verificação pode ser feita de três formas: pelo aplicativo, pelo site e pelo telefone. 

Veja como proceder:

Pelo aplicativo

A primeira possibilidade é acessar o app do Meu CadÚnico. Este pode ser baixado por quem tem celular com sistema Android ou iOS. 

Depois, é preciso concordar com os termos de uso da ferramenta.





Após ler algumas instruções, o usuário chega à tela onde deve informar o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e a unidade da federação (estado).

Pelo app, é possível consultar o Número de Identificação Social (NIS), checar informações sobre a família e emitir um comprovante de cadastramento.

Pelo site

Além disso, é possível efetivar a pesquisa no site Consulta ao Cidadão. Para isso, basta acessar https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/. A primeira tela será a seguinte:





Logo abaixo, há alguns campos a serem preenchidos. Os dados solicitados são: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e unidade da federação (estado). É preciso informar também a cidade. Depois basta clicar em "Não sou robô" e acionar "Emitir Certidão".





Instabilidade e atualização

O site pode apresentar instabilidade devido ao grande número de acessos, o que tem acontecido desde a semana passada. 

Portanto, pode ser necessário refazer a consulta para conseguir ter acesso à informação desejada.

Caso esteja inscrito no CadÚnico há menos de 45 dias, é possível que o sistema também não informe se a pessoa está ou não cadastrada.

Vale lembrar, no entanto, que para a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 a ser pago por três meses aos trabalhadores informais serão considerados apenas os inscritos no CadÚnico até o dia 20 de março de 2020. 

Quem ainda não estiver no CadÚnico não poderá se inscrever agora. Portanto, não adianta correr.

Mas esse trabalhador, segundo o governo, não ficará sem o benefício. 

Neste caso, será preciso preencher uma cadastro, por meio de outro aplicativo divulgado pela Caixa nesta terça-feira: o 'Caixa Auxílio Emergencial'. Outra opção de cadastro é o site auxílio.caixa.gov.br.



Telefone

Caso não tenha smartphone para baixar o aplicativo do Meu CadÚnico ou acessar a internet, o Ministério da Cidadania oferece o telefone 0800-707-2003 para consulta sobre inscrição no CadÚnico. 

A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, nos finais de semana e feriados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages