Cera de ouvido pode causar diminuição da audição, zumbidos, tosse e tonturas - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Cera de ouvido pode causar diminuição da audição, zumbidos, tosse e tonturas

Compartilhe



O cerúmen é uma substância produzida no canal auditivo, que é a parte mais externa do sistema auditivo, localizada entre a membrana timpânica e o orifício da orelha.

A região mais próxima do exterior do ouvido possui glândulas ceruminosas e glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo e gordura. 

A cera do ouvido é o resultado da mistura deste sebo com sujeiras, pele descamada, bactérias, água e restos de pelos que existem no ouvido.

A cera é produzida exclusivamente no terço mais externo do ouvido, podendo ser encontrada mais profundamente, perto do tímpano, somente se tiver sido empurrada por cotonetes, grampos, tampa de caneta ou qualquer outro corpo estranho introduzido no ouvido.

O cerúmen é importante para a saúde do ouvido, pois ele serve de proteção contra traumas, ressecamento e bactérias. 

A cera possui diversas propriedades protetoras, como impermeabilidade à água, presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido), consistência pegajosa, que ajuda a grudar corpos estranhos minúsculos, além de servir como lubrificante do canal auditivo, o que diminui o risco de ressecamento e lesões.


O ouvido externo é “autolimpante”. As suas células vão se renovando sempre de dentro para fora, o que faz com que o cerúmen seja naturalmente e continuamente empurrado para fora do ouvido. 

As pessoas tendem a achar que a existência de pedacinhos de cera do lado de fora do ouvido seja um sinal de excesso de cerúmen ou de ouvido entupido por cera. 

Na verdade, isto é apenas o ouvido trabalhando adequadamente para eliminar porções de cera antiga.

Sintomas

Como já explicado, a cera não é uma doença ou problema de saúde, por isso, a sua simples existência não costuma causar nenhum sintoma.

O problema da cera do ouvido surge quando a mesma fica impactada e causa obstrução do canal auditivo. 

Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:

Diminuição da audição.
Sensação de ouvido entupido.
Coceira no ouvido.
Dor de ouvido.
Tosse.
Zumbido.
Tonturas.

Muitas vezes, o acúmulo de cera no ouvido se dá de forma tão gradual, que o paciente não nota a perda progressiva de audição. 

Podem ser necessário anos de entupimento do ouvido para que o indivíduo comece a notar que há algo de errado nos seus ouvidos.
Por que a cera fica impactada no ouvido?

Cerume excessivo ou impactado está presente em aproximadamente 1 em 10 crianças, 1 em 20 adultos e 1 em 3 idosos.

Uma das causas mais comuns de entupimento do canal auditivo por cera é o uso de cotonetes ou outros objetos com intuito de limpar o ouvido. 

O cotonete é muito grande e acaba que empurra a cera muito mais do que consegue remover. 

O seu uso frequente pode criar um grande rolha no fundo do canal auditivo, fazendo com que o processo de natural de limpeza do ouvido seja incapaz de empurrar todo o cerúmen impactado.

O processo normal de envelhecimento também pode ser um fator de risco. 

Pessoas mais velhas produzem um cerúmen mais duro e menos lubrificado, que, junto com alterações e agressões à pele que recobre o ouvido, provocam uma redução na capacidade de expulsar a cera.


Pessoas com alterações na anatomia do ouvido, seja de nascença, por infecções frequentes de ouvido ou causada por traumas, podem ter um canal auditivo mais apertado, o que favorece a impactação do cerúmen.

Em alguns casos, porém, não conseguimos encontrar nenhum motivo claro para a ocorrência do entupimento do ouvido por cera. 

Algumas pessoas simplesmente produzem mais cerúmen do que o ouvido é capaz de eliminar, estando sob risco permanente de criar rolhas de cerúmen.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages