Covid-19: Contágio desacelera no Rio: 79 dos 92 municípios têm queda nos casos confirmados - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Covid-19: Contágio desacelera no Rio: 79 dos 92 municípios têm queda nos casos confirmados

Compartilhe



Além da queda contínua nos casos e óbitos na capital, o coronavírus dá sinais de desaceleração na maior parte do interior do Rio. 

Um levantamento realizado pelo GLOBO com base em dados oficiais da Secretaria estadual de Saúde mostra que, dos 92 municípios fluminenses, 79 (86%) registraram, na semana passada, queda no total de notificações de testes positivos de Covid-19, na comparação com os sete dias anteriores. 


Duas cidades — Araruama e Pinheiral — mantiveram o mesmo patamar. 

Quando a análise é feita por regiões, o mapa da doença no estado indica que houve aumento de casos apenas no Norte Fluminense, impulsionado por uma alta significativa em Macaé.

A pandemia por região de saúde Foto: Editoria de Arte


Quanto às mortes, os números continuam oscilando, mas prefeituras e especialistas acreditam que boa parte deles é referente a óbitos antigos — que estavam em investigação ou demoraram a ser lançados no sistema de controle — e que há, sim, um achatamento da curva epidemiológica.

— Há mais ou menos três semanas, começamos a verificar o início dessa queda progressiva no estado. Ficamos até assustados com o fenômeno. 

O que pode explicá-lo é a hipótese de muito mais gente do que esperávamos ter pegado a doença. 

O certo, no entanto, é que a população precisa manter a disciplina, tomando medidas como o uso de máscaras. Afinal, continuaremos convivendo com o coronavírus por um bom tempo — afirma o professor Lisandro Lovisolo, integrante do Observatório Fluminense sobre a Covid-19, da Uerj.


Foto: Editoria de Arte


De acordo com os números mais recentes, o Estado do Rio já contabiliza 11.474 vítimas fatais da pandemia. 

Após um evidente represamento das estatísticas no domingo, foram registrados 2.360 novos casos da doença ontem, o que leva os números para 132.044 exames positivos, de março até agora. 

Na capital, houve uma redução de 21% no total de casos: foram 581,3 notificações diárias entre 5 e 11 de julho, contra 678,1 registros na semana anterior e 736,7, entre 28 de junho e 4 de julho. 


A média de mortes diárias na semana passada foi de 61,9, contra 71,9 na anterior. Duas semas antes, foi de 82,1. Houve uma queda de 25% no período.


Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages