Quatro motivos para doar sangue e ajudar a manter o estoque do Hospital da Posse abastecido - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Quatro motivos para doar sangue e ajudar a manter o estoque do Hospital da Posse abastecido

Compartilhe


A pandemia do novo coronavírus reduziu o número de doações de sangue em todo o país. 

Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Nova Iguaçu alerta para a importância de receber doadores para manter o estoque do banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) abastecido, principalmente com a proximidade dos feriados de fim de ano. 


As doações acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e podem ser agendadas pelo telefone (21) 97663-9352. 

O hemonúcleo fica na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer 953, na Posse, em Nova Iguaçu.

Confira quatro motivos para doar sangue no HGNI e ajudar a salvar vidas:


1 – HGNI atende toda a Baixada Fluminense

É um hospital de trauma, que diariamente atende baleados, acidentados, feridos por arma branca, entre outros casos que na maioria das vezes precisam de transfusão sanguínea. A unidade necessita de 600 doações de sangue por mês para atender esta demanda. Porém, mensalmente, vem registrando apenas 45% desta meta.

2 – Salva até quatro vidas

Cada bolsa coletada pode ser destinada para até quatro pacientes. Por isso, a doação de sangue é tão importante. É um gesto altruísta capaz de salvar inúmeras vidas. Para doar é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento original com foto. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá ter ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas e bebida alcoólica no dia anterior. Menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis. (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

3 – Espaço é seguro e segue medidas de segurança

Em função da Covid-19, o banco de sangue do HGNI tomou uma série de medidas de segurança. O espaço é higienizado frequentemente ao longo do dia e os doadores orientados a lavarem as mãos ao chegar, antes e após a doação. A entrada só é permitida com uso de máscara.

4 – Doação de sangue é rápida

O doador preenche um questionário, passa por triagem médica e, após ser liberado, faz sua doação. Todo este processo dura menos de uma hora. No final, a pessoa ganha um lanche da instituição e orientações com os cuidados básicos a serem tomados após a coleta do sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages