Após desbancar a Apple em vendas, fabricante de celular Xiaomi anuncia 2 lojas físicas no Rio de Janeiro - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Após desbancar a Apple em vendas, fabricante de celular Xiaomi anuncia 2 lojas físicas no Rio de Janeiro

Compartilhe




A Xiaomi, fabricante chinesa de smartphones, anunciou que vai inaugurar mais cinco lojas físicas ao redor do país: uma terceira unidade em São Paulo, duas unidades no Rio de Janeiro, uma no Paraná e uma na Bahia. Também terá uma store in store.




Realizado em coletiva online nesta terça-feira (17), o anúncio dá início ao plano de expansão da empresa dois anos após sua chegada oficial por aqui. Hoje, o país conta com duas lojas físicas, que foram abertas em 2019. Ambas estão em São Paulo: uma no Shopping Ibirapuera, outra no Shopping Center Norte.




O investimento por loja não foi revelado, mas a promessa é ganhar mais espaço no mercado de smartphones e continuar crescendo. Desde 2019, a empresa já lançou mais de 500 produtos, sendo 33 smartphones. O restante é feito de itens do chamado Ecossistema Xiaomi, ou seja, dispositivos inteligentes de diversas categorias, como balanças, patinetes elétricos, escovas de dentes elétricas e pulseiras MiBand.


“Hoje somos a empresa que mais homologa produtos na Anatel no Brasil, e já temos mais de 7 mil pontos de vendas no varejo. Queremos ampliar ainda mais a presença física em outras localidades, indo além de São Paulo”, afirma Luciano Barbosa, diretor da Xiaomi no Brasil.




Segundo Barbosa, atualmente as vendas da empresa ficam divididas. 50% são smartphones, e 50% são itens do ecossistema. “As lojas físicas são o principal canal para atrair o público a conhecer nossos produtos que não são smartphones, ou seja, entenderem como o ecossistema pode facilitar o dia a dia”, explica.


A empresa quer focar nos ambientes físicos: houve, inclusive, uma redução de oferta de alguns produtos no e-commerce para atender a demanda dos varejistas parceiros ao redor do país.


“Tiramos o pé do acelerador no e-commerce para dar conta dos players de varejo: recentemente foram 250 lojas novas a fornecer nossos produtos, e tivemos que redirecionar nossa oferta. Escolhemos fazer isso”, diz Barbosa.

Efeito pandemia


Essa priorização acontece porque a empresa vem sofrendo para manter o ritmo de produção – assim como outras concorrentes do setor, empresas de tecnologia e montadoras. Faltam peças, como semicondutores, nos fornecedores em todo o mundo, o que prejudica a agilidade de produção e distribuição da Xiaomi.




Segundo Barbosa, a empresa conseguiu mapear muito bem a situação desde que o problema deu sinais de que iria acontecer, ainda em agosto do ano passado.


“Conseguimos evitar alguns atrasos de produção, mas estamos ofertando nossos produtos de forma inteligente, de acordo com a oferta que conseguimos produzir. Então, tivemos que redirecionar alguns itens para atender nossos parceiros”, disse o executivo.


Há uma expectativa de que a normalização das peças demore para acontecer, mas a empresa não pretende reduzir lançamentos. “Tivemos alguns ajustes, mas queremos manter nosso ritmo agressivo de lançamentos para este ano”, afirmou Barbosa. A empresa já fez disponibilizou 50 itens novos neste ano.


Concorrência


A Xiaomi se tornou a segunda maior fabricante de smartphones do mundo no segundo trimestre de 2021, desbancando a Apple pela primeira vez.




De acordo com levantamento da consultoria especializada em tecnologia Canalys Research, a Xiaomi teve participação de 17% no mercado global de smartphones no período. O resultado superou os 14% registrados pela Apple, ficando atrás apenas da coreana Samsung, com 19%.


No Rio de Janeiro, a loja do Barra Shopping será inaugurada dia 09 de setembro e a loja do Park Jacarepagua será inagurada dia 18 de novembro





Via InfoMoney


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages