Comidas típicas e muita música marcam o primeiro dia da Festa da Banana em Jaceruba, Nova Iguaçu - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Comidas típicas e muita música marcam o primeiro dia da Festa da Banana em Jaceruba, Nova Iguaçu

Compartilhe




Empadinha, pastel, bolo, bombom, doce de pote, chips, entre outras delícias, tiveram a banana como seu ingrediente principal. Tudo isso foi saboreado na noite desta sexta-feira (9) nas 20 tendas de culinaristas montadas na Rua do Encantamento, em Jaceruba, no primeiro dia da 13ª Festa da Banana. O evento, criado em 2005 por moradores da região e que gera trabalho e aumento da renda das famílias locais, é organizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu e vai até amanhã (11), com o objetivo de fortalecer o potencial turístico local, a preservação e conservação ambiental e o reforço de sua identidade rural.

No primeiro dia, além das iguarias, o público pode curtir muita música com Pablo Santana, Bruna Brum, Marquinho do Corinho, Jacqueline Coutinho e Diego Linhares, além de DJ.

“Estou impressionada com a criatividade e qualidade das comidas com o uso da banana em seu ingrediente. Fiquei apaixonada pelo doce e a empada de palmito de banana. Estava com saudade dessa festa”, contou a dona de casa Jane Saramargo, de 38 anos, que trouxe a filha Valentina, de 4 anos, para provar as delícias da festa.

Criatividade e aprendizado não faltou para a culinarista Mariana Dias Chaves Rodrigues, de 21 anos. Dona de uma panificadora na região, ela aprendeu a fazer chips com banana verde e bolo com a casca da banana.

“Agora vou poder aumentar minha renda, pois fui capacitada por chefs de verdade”, afirmou ela.

Neste sábado (10), a partir das 17h, haverá apresentação de Melk Santana, show de humor com Dona Hermínia de Nova Iguaçu cover, banda Sexy Love e, às 22h, a Banda Pimenta do Reino se apresenta tocando muito forró.

No domingo (11), o evento começa às 11h, com a chegada do Jeep Club. Ainda se apresentam Léo Aguiar e banda, Léo e Leandro, Manoel e Ricardo (dupla sertaneja infantil) com a participação especial de Celinho e Talys, Patrick Mendel, grupo Pirraça, além de DJ Lucca.

Para a realização da festa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Fundação Educacional Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), capacitou 20 culinaristas para que eles oferecessem pratos doces, salgados e pães com o uso da banana. O curso teve como objetivo despertar o interesse pela excelência do preparo dos pratos e valorizar o turismo gastronômico da região.

Participaram da capacitação técnica os chefs Mônica Campanhã, Diva de Oliveira, Adérito Alves, Cris Carriço e Bartender Thatiane Correa. Para os pratos, foi pensado além dos ensinamentos para as receitas, noções sobre nutrientes, propriedades e aproveitamento integral da fruta.

Diversas secretarias darão apoio ao festival, como a Defesa Civil, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Cultura, além da Ordem Pública.

O bairro de Jaceruba está localizado a 37 km do Centro da cidade, fazendo parte do entorno da Reserva Biológica do Tinguá. Seu principal acesso é feito pela RJ-113, a partir de Adrianópolis. Outra boa opção é pela Via BR-493 (Arco Metropolitano).

Fotos: Renato Fonseca/PMNI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages