Escola Firjan SESI vai levar atividades interativas para Festival Nacional da Matemática na Marina da Glória - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Escola Firjan SESI vai levar atividades interativas para Festival Nacional da Matemática na Marina da Glória

Compartilhe

 



A Escola Firjan SESI vai participar do Festival Nacional da Matemática, de 29/09 a 1º/10, na Marina da Glória, que objetiva divulgar a disciplina de forma lúdica e interativa. O evento gratuito é organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com a federação.

 

No espaço Firjan, serão exibidas atividades diversas com o objetivo de popularizar a disciplina, especialmente entre crianças e jovens. “É uma boa oportunidade para os alunos verem a matemática de uma forma que vai além da sala de aula; de perceberem que ela pode estar presente numa brincadeira, num objeto, num material mais lúdico”, destaca Vinicius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan SESI.

 

“Matemática é muito importante, não só no contexto das ciências e dos processos produtivos da economia nacional, mas também na formação dos cidadãos. Portanto é muito importante que o Impa leve a matemática para toda a sociedade, de um ponto de vista lúdico e desmistificado, que coloque em relevo o seu atrativo e sua utilidade”, ressalta Marcelo Viana, diretor-geral do Impa.

 

Na Arena Firjan SESI, a matemática será mostrada em atividades que podem ser comuns em nosso cotidiano ou que podem causar estranheza e curiosidade. A Roda Quadrada em um triciclo; o Cubo Cabeça, formado por sete peças tridimensionais; o Desafio do Labirinto; a Legolândia; o Xadrez Gigante; o Desvende os Padrões, que explora os padrões visuais; são algumas das atividades propostas durante o evento. Além disso, equipes de robótica das Escolas Firjan SESI Resende, Barra do Piraí, São Gonçalo e Tijuca também estarão presentes no estande.

 

A dinâmica que será mostrada no festival já é experimentada dentro das Escolas Firjan SESI. “Nossa metodologia incentiva uma matemática investigativa, que pensa em como resolver um problema ou interpretar um aspecto de um objeto ou da realidade. Mostrar uma matemática que vai além de fazer contas é o que se esperamos para a Arena”, completa Mano. Um dos exemplos é o projeto em parceria com a Associação francesa Math en Jeans, que visa aproximar os jovens estudantes da pesquisa acadêmica na área, e que está sendo iniciado nas Escolas Firjan SESI nesse momento.

 

É a terceira vez que a federação integra o evento – as outras foram em 2017 e 2018, dentro do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). As atividades levadas ao festival são mais voltadas para a escola básica, mas Mano acredita que universitários terão interesse, tanto no material exposto pela Firjan SESI quanto nas palestras com especialistas.

 

Na programação de palestras, poderemos conferir: “Como fazer um quadrado mágico de números com sua data de nascimento”, com André Navas, da Universidade do Chile; “Mágicas, análise combinatória e alguns outros mistérios”, por Pedro Malagutti, da UFF; “A Matemática a serviço da sociedade e da natureza: nosso desafio presente − e urgente!”, com João Frederico Azevedo Meyer, da Unicamp, entre outras. E entre as oficinas, “Aprendendo estatística usando Minecraft”, “Como medir alturas com um copo d’água” e “Mandalas da multiplicação são alguns títulos disponíveis”.

 

O festival começou em 2017, mas não foi realizado durante a pandemia. Várias instituições de renome estarão no evento, oferecendo oficinas ou participando de palestras. Cada unidade SESI levará um ônibus com alunos.

 

Para se cadastrar em oficinas, palestras ou para visitar é preciso fazer a inscrição pelo site: https://www.festivaldamatematica.org.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages