Hospital Geral de Nova Iguaçu recebe novos médicos residentes - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Hospital Geral de Nova Iguaçu recebe novos médicos residentes

Compartilhe





Fotos: Alziro Xavier / PMNI

Uma das maiores emergências da Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) conta com 25 novos médicos residentes. O evento de acolhimento aconteceu nesta segunda-feira (6), no Centro de Estudos da unidade. Os profissionais, que foram aprovados no concurso do Exame Nacional de Residência (ENARE), do Ministério da Educação, passam a compor o quadro de colaboradores, participando de atendimentos de emergência, ambulatoriais, cirurgias e acompanhamento dos pacientes durante o período de especialização. 

Certificado pelos ministérios da Saúde e da Educação como um hospital de ensino, o HGNI conta com nove programas de residência médica. Ao todo, 64 residentes atuam na unidade nas áreas de pediatria, anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia (realizado em conjunto com a Maternidade Mariana Bulhões), ortopedia e traumatologia, infectologia, medicina de emergência e medicina intensiva. O período para concluir a especialização varia de dois a três anos. 

Durante o encontro, os residentes foram orientados pela Comissão de Residência Médica (COREME) e seus coordenadores sobre os protocolos estabelecidos pela unidade que envolvem desde o atendimento e a documentação médica até publicações em revistas científicas. O diretor-geral do HGNI, Joé Sestello, esteve no acolhimento e reforçou a importância do hospital para a formação destes e de outros inúmeros médicos especialistas. 

“Este é um hospital com volume de atendimentos altíssimo a pacientes de diversas complexidades. Isso permite que o residente tenha contato com vários casos que vão permitir seu crescimento profissional e científico”, destaca o diretor. 

A diretora médica, Fernanda Rodrigues, reforçou a importância do papel do médico residente para a assistência prestada à população da Baixada Fluminense que busca atendimento de emergência no HGNI.  

“A população também ganha, pois temos um atendimento ainda mais qualificado e minucioso, feito pelo residente e por seu responsável direto”, completa. 

Natural de Rondônia, o médico Welinton Ferreira Barbosa, de 37 anos, trabalhava no Pará quando decidiu fazer o concurso para buscar sua especialização em ortopedia e traumatologia. Apesar de ter conseguido vagas em hospitais de diversos estados, o residente optou pelo HGNI devido ao volume de atendimentos e cirurgias que ele considera serem primordiais para a sua formação profissional. 

“Eu fiz um estudo para conhecer um pouco mais sobre todas as minhas opções e o Hospital Geral de Nova Iguaçu me chamou a atenção pelo aporte cirúrgico. É uma unidade que atende tudo o que um ortopedista e traumatologista precisa para se especializar. Espero poder colaborar com a unidade”, diz ele. 

Já a médica Ilana Botica, de 23 anos, iniciou sua formação na área de cirurgia geral e, assim como Welinton, optou pelo HGNI pela característica de ser uma emergência de portas abertas.

“Ser uma boa cirurgiã demanda muita prática e aqui eu tenho certeza que posso aprender e me especializar. Sem contar que temos bons professores, bons médicos e uma boa equipe sempre nos ajudando. São profissionais dispostos a trabalhar e ensinar, então eu estou bem feliz e tenho gostado muito deste momento da minha vida”, destaca ela. 

Além dos 25 residentes que foram recepcionados nesta segunda-feira, outros médicos poderão se juntar ao corpo de profissionais da unidade com o passar dos meses, conforme as listagens de aprovação forem sendo liberadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages