JUSTIÇA IMPUGNA PESQUISA E DETERMINA A SUSPENSÃO DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADO SUSPEITO DE FRAUDE E MANIPULAÇÃO EM NOVA IGUAÇU - Baixada Viva Notícias

JUSTIÇA IMPUGNA PESQUISA E DETERMINA A SUSPENSÃO DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADO SUSPEITO DE FRAUDE E MANIPULAÇÃO EM NOVA IGUAÇU

Compartilhe

 




A Justiça eleitoral, através do juizo da 156ª Zona Eleitoral, determinou nesta segunda-feira (26), a suspensão da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos que favorece o candidato do União Brasil à Prefeitura de Nova Iguaçu, Clébio Lopes Jacaré.


O pedido de impugnação foi apresentado à Justiça pela coligação “Fé, Trabalho e Humildade”, de Dudu Reina, por conta de indícios de fraude e manipulação no levantamento feito por uma empresa sem qualquer histórico de pesquisa nos últimos 15 anos.


Na decisão, assim foi consignado em parte:

“Inconsistências verificadas nas assertivas e resultados da pesquisa. Manipulação caracterizada. Fraude. Manifesta ilegalidade. Gravíssimas falhas metodológicas. Laudo técnico estatístico que comprova a irregularidade da pesquisa eleitoral De fato, a pesquisa impugnada apresenta um sistema de conferência, revisão e auditoria extremamente limitado, abrangendo apenas 20% dos questionários aplicados.


Além disso, não há informações sobre os sistemas de fiscalização, que são distintos do sistema de verificação e conferência mencionados Conforme afirmado na inicial, realmente no registro da pesquisa consta expressamente que foram (supostamente) entrevistadas 1100 pessoas, contudo, em duas assertivas das perguntas divulgadas pelos impugnados constam números diversos, o que indica a existência de manipulação e fraude. 38.”


Diante de tais fatos, foi determinada a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, assim como, a exclusão da publicação das redes sociais de Clébio Lopes Jacaré, ambas as determinações, sob pena de multa diária de R$ 10.000.00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages