Nesta segunda-feira, 07 de julho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec) lançou edital com a abertura de 15.640 vagas para o segundo semestre de 2025. As oportunidades estão distribuídas entre 28 centros de ensino, abrangendo os quatro distritos da cidade, com cursos voltados à qualificação profissional, formação inicial e continuada, oficinas e capacitações instrumentais.
As inscrições estarão abertas a partir das 12h desta segunda-feira (07/07) e poderão ser realizadas até o dia 18 de julho, pelo site da Fundação (www.fundec.rj.gov.br). Candidatos que encontrarem dificuldades com o cadastro online também terão a opção de se inscrever presencialmente nos Centros de Ensino da Fundec, que prestarão suporte durante o período.
Os cursos, que são gratuitos, acontecem nos turnos manhã, tarde e noite, possibilitando maior flexibilidade aos alunos. A variedade de formações inclui opções como auxiliar de veterinária, cabeleireiro, cuidador de idosos, manicure e pedicure, entre outras, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e de desenvolvimento pessoal.
A seleção dos candidatos será realizada por sorteio eletrônico, independente do número de inscritos, no dia 19 de julho. O resultado será divulgado no site oficial da instituição no dia 20/07, a partir das 12h.
Os contemplados terão de 21 a 25 de julho para efetuar a matrícula no Centro de Ensino correspondente ao curso escolhido. No ato da matrícula, será necessário apresentar: documento de identidade (original e cópia); CPF do aluno (original e cópia); comprovante de residência; declaração escolar atualizada (com prazo de validade legal de até 30 dias) e foto 3×4.
]
Para a presidente da Fundec, professora Roseli Duarte, o investimento em formação técnica e profissional é um dos pilares para o progresso social. “A Fundec ajuda a contribuir para o desenvolvimento e capacitação profissional dos cidadãos, a fim de oferecer oportunidades de crescimento pessoal, reduzir a desigualdade e promover a inovação”, destacou a gestora.