Início CIDADES NILOPÓLIS Parque Municipal Natural do Gericinó, em Nilópolis, ganha título de patrimônio cultural...

Parque Municipal Natural do Gericinó, em Nilópolis, ganha título de patrimônio cultural do estado do Rio

Agora é Lei: O Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão, em Nilópolis, é patrimônio cultural e paisagístico de natureza imaterial do estado do Rio. A Lei N° 10.894/25, que concede o título ao espaço, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) no Diário Oficial desta terça-feira (22).

Uma das principais áreas verdes e de lazer da Baixada Fluminense, o Parque fica localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha e do Campo de Instrução do Gericinó (CIG).

O Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis, nasceu a partir da cessão de uma área do antigo Campo de Instrução do Gericinó (CIG) pelo Exército Brasileiro à Prefeitura de Nilópolis em 2008, durante o segundo mandato do prefeito Farid Abrão. Essa área, que fazia parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó-Mendanha, foi transformada em um espaço de lazer e preservação ambiental para a cidade. 

O processo de criação do parque envolveu a reivindicação da área por Nilópolis por mais de três décadas, antes de se concretizar a cessão ao município. O parque, oficialmente chamado de Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão, é um importante local de lazer e contato com a natureza para a população local e visitantes, oferecendo diversas atividades como caminhadas, ciclismo, aeromodelismo e piqueniques. 

A história do parque também está ligada à história do próprio bairro de Gericinó, que faz parte do município do Rio de Janeiro, e ao Complexo Penitenciário de Gericinó. A área do parque, no entanto, está localizada no município de Nilópolis e se estende até a divisa com o Rio de Janeiro. 

O parque é um exemplo de como áreas militares podem ser transformadas para uso da população, promovendo o lazer, a preservação ambiental e a valorização da cultura local. 

error: Conteúdo protegido !!
Sair da versão mobile