O Dia do Trabalhador foi comemorado com grande entusiasmo em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A celebração, organizada pelo Sesc em parceria com a Prefeitura e o Sindicato do Comércio Varejista de São João de Meriti (Sincovame), começou às 8h da manhã com uma caminhada pela Avenida Presidente Lincoln. Em seguida, o Palco Buriti recebeu um aulão de ritmos e diversas apresentações culturais, como shows de mágica, capoeira e danças.
O prefeito Léo Vieira esteve presente no evento e destacou os esforços da administração para fomentar a economia local. “Hoje é o nosso dia! Quero parabenizar todos os trabalhadores de Meriti. Estamos felizes com as parcerias firmadas pela Prefeitura para atrair grandes empresas e gerar mais empregos para nossos moradores”, afirmou. Sobre a festa, ele completou: “Está linda. E com essas parcerias, podemos promover cultura e lazer sem sobrecarregar os cofres públicos”.
Na sede da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda realizou um plantão da Sala do Trabalhador, que cadastrou mais de 100 pessoas durante o feriado. Destas, mais de 30 já saíram com encaminhamentos para entrevistas de emprego. A moradora Aline Virgílio foi uma delas. “Estou saindo daqui muito feliz. Consegui um encaminhamento para uma entrevista na Amazon. Vim curtir o Dia do Trabalhador e ganhei esse presentão”, contou.
O secretário de Trabalho e Renda, Bruno Corrêa, ressaltou o valor da comemoração. “Celebrar o Dia do Trabalhador é muito importante. Tivemos um dia repleto de atividades esportivas, culturais e de serviços. Ver a população aproveitando isso com a família é extremamente gratificante”.
Ao redor da Prefeitura, diversas tendas ofereceram serviços de secretarias municipais como vacinação de cães e gatos e de parceiros como a Estácio, que cadastrava moradores interessados em cursos técnicos e superiores com descontos. As crianças se divertiram com algumas atividades, exposição de animais silvestres — como coruja, cobra e iguana — e um parque com brinquedos infláveis foram as que mais chamaram a atenção.
Na Praça dos Três Poderes, um campeonato de basquete da Baixada movimentou o público com a participação de seis equipes. Outra ação que se tornou tradição nos eventos da Prefeitura também marcou presença: o plantio de mudas de ipê. Desta vez, uma muda foi plantada no jardim da Creche Municipal Lindaura Amorim e outra na praça central. “Achei bacana demais ver meu filho ajudando na plantação. Ele ficou feliz e vai lembrar disso no futuro como algo importante para o meio ambiente”, disse Vitor Vinícius Rocha, pai do pequeno Vinícius Vieira.
À noite, A Unidos da Ponte promoveu uma noite de celebração musical que reuniu ritmos, gerações e muita emoção. Com um show especial que contou com a participação de Marcão Baixada e do projeto Samba 90 Graus — que trouxe ao palco as lendas Netinho de Paula, Chrigor e Marcio Art — o evento conquistou o público com uma viagem sonora aos anos 1990.
As amigas Rani Santos e Maiara Cezario, fizeram questão de prestigiar o evento. “Estava sentindo falta de um evento musical assim, com essa energia. A Unidos da Ponte arrasou, e os convidados deram um show à parte, contou Rani, empolgada com as apresentações.
Já Maiara, que veio da Zona Norte especialmente para a noite, destacou a emoção de reviver os clássicos. “Vim pela nostalgia e fui surpreendida. Cantar os sucessos dos anos 90 foi emocionante”. Uma tenda da Subsecretaria da Mulher promoveu ações de conscientização contra o assédio, com a campanha “Não é Não”, reforçando o compromisso da cidade com a segurança e o respeito às mulheres.