A Prefeitura de Japeri, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), inaugurou nesta quarta-feira, (14), no Paço Municipal, o programa “Reconstruindo Sorrisos”, voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa oferece serviços gratuitos nas áreas de odontologia, oftalmologia e exames de imagem, como ultrassonografia e ecocardiograma, com foco na recuperação da autoestima, dignidade e cidadania.
Durante a cerimônia, a prefeita Fernanda Ontiveros destacou que o programa é mais uma ação concreta no enfrentamento à violência contra a mulher. “Desde que assumimos a gestão em 2021, sabíamos da necessidade de criar políticas públicas que acolhessem essas mulheres. Inauguramos, entre outros, o Centro de Referência da Mulher Brasileira Alvanira de Souza, que ultrapassa três mil atendimentos. Mas era preciso ir além da proteção, era preciso cuidar das feridas e sanar os traumas”, afirmou.
A prefeita também explicou que a implementação do projeto foi resultado de diversas viagens a Brasília, onde buscou apoio para tornar Japeri a primeira cidade da Baixada Fluminense a contar com a unidade móvel do programa, carinhosamente chamada de “Carreta”.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Carlos Januário, da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes; do gestor do Hospital Rio Saúde e apoiador do programa, Dr. João Luiz; da representante da 63ª Delegacia de Polícia, Dra. Bruna; da gestora do Projeto Nunca Mais, Rosana Louzada; além de vereadores e lideranças locais.
Com sua trajetória marcada pela superação da violência doméstica, Rosana Louzada viu sua história emocionar o público. “Transformei minha dor em força para ajudar outras mulheres. Programas como esse mostram que não estamos sozinhas e nos devolvem a esperança de sorrir novamente”, declarou.
Serviços e acesso
A carreta, instalada no Paço Municipal, está equipada com recepção, sala de espera, sala de raio-X, três consultórios odontológicos e um consultório destinado a exames de imagem. No atendimento odontológico, serão oferecidos procedimentos clínicos, colocação de próteses, tratamento de canal (endodontia) e cuidados periodontais, voltados a doenças inflamatórias que afetam os tecidos de sustentação dos dentes.
O acesso aos serviços será feito por meio de encaminhamento das unidades públicas que atendem mulheres em situação de violência no município.