Inclusão e acolhimento se encontram nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de Mesquita. Espaços escolares dedicados ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do espectro autista e habilidades como superdotação. Atualmente, a rede pública municipal de ensino tem 21 Salas de Recursos Multifuncionais ativas que, só em 2024, atenderam 423 alunos.
Implementadas em 2007, como parte de uma série de iniciativas de inclusão escolar propostas pelo Ministério da Educação (MEC), e englobadas pela Portaria Normativa nº13/2007, as Salas de Recursos Multifuncionais surgem para aumentar a oferta de Atendimento Escolar Especializado (AEE) nas escolas de educação básica no Brasil. Para isso, dispõem de atividades e recursos pedagógicos que potencializam o processo de aprendizagem dos estudantes, identificando suas dificuldades e estimulando suas competências.
“Não existe educação de qualidade sem um sistema de inclusão eficiente. Sempre prezamos pelo acolhimento de nossos estudantes. Todas as novas unidades escolares que estão em reforma ou que receberão novas sedes são equipadas com Salas de Recurso Multifuncionais, para ampliarmos nossa rede de assistência a esses alunos”, declara Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação.
Quatro unidades da rede pública de ensino de Mesquita ganharão novas sedes ainda este ano, com ambientes mais modernos, acolhedores e equipados com Salas de Recursos Multifuncionais. Tratam-se da Creche Municipal Hebert José de Souza, em Rocha Sobrinho, e das escolas municipais Maria Cândida Poubel, na Chatuba, Expedito Miguel, na Vila Emil e Hélio Mendes do Amaral, em Santa Terezinha.
“Essas novas sedes nascem com o intuito de aprimorar a infraestrutura de unidades escolares já existentes, visando sempre oferecer espaços escolares com mais conforto, segurança e tecnologia, dignos dos nossos estudantes”, explicou Monique Rosa.