O lixão virou jardim em Nova Iguaçu - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

O lixão virou jardim em Nova Iguaçu

Compartilhe
Lixeira transformadas em jardins em Nova Iguaçu - Raphael Bittencourt /Divulgação


O ambiente que antes era utilizado para descarte irregular de lixo, agora tem muros coloridos, pintados com desenhos de flores e corações e canteiros com plantas. 

Já são nove locais transformados pelo projeto 'Cuidando do Nosso Espaço', da Prefeitura de Nova Iguaçu. 


O principal objetivo do projeto é recuperar pontos da cidade que há anos são usados como locais de descarte irregular de resíduos. 

Até o fim do ano, outros cinco locais também devem virar jardins. Além de muros pintados e plantio de árvores e flores, os locais também recebem preparação do solo.

"Agora minha rua está com outra cara. Jogavam lixo e até animais mortos aqui. Era rato para todo lado e acumulava água. Já tive dengue duas vezes no ano passado. Com esse jardim, criou uma visão melhor, uma sensação de lugar agradável. 

A rua não vai mais parecer abandonada", comemorou a técnica em radiologia Tatiana Almeida Poppe, de 30 anos, moradora do bairro Califórnia, último a receber o projeto.

Décio Santana, de 64 anos, levou as duas netas, Júlia e Maria Fernanda, de 6 anos, para ajudar na pintura do muro. Ele garantiu que vai se tornar um fiscal do projeto, evitando que populares, principalmente carroceiros, insistam em despejar lixo e entulho no local. 

"Jogavam tudo aqui, até sofá e televisão velha. Era um verdadeiro lixão. Vou fiscalizar o local e evitar que alguém suje esse trecho. Minhas netinhas fizeram questão de pintar o muro para fazerem parte deste projeto", contou Décio.

Outros lixões viraram jardins nos bairros do Moquetá, Comendador Soares, Miguel Couto, Chacrinha, Praça Vitória (Avenida Luz), Viga, Caioaba. Nova Iguaçu possui atualmente mais de 100 "pontos viciados de lixo", segundo o presidente da EMLURB, Alexander Bento Rezende.


"Esse projeto vai reduzir os pontos viciados. A participação da população é fundamental para manter o local limpo e em bom estado. Vamos evitar a proliferação de animais, como ratos, e acreditamos que as pessoas vão se conscientizar e não jogar mais lixo no local. Até 2020 esperamos atingir pelo menos 50% da nossa meta", adiantou.



Fonte: O Dia

Responsivo final texto

Pages