Universitários holandeses fazem tour por Nova Iguaçu - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Universitários holandeses fazem tour por Nova Iguaçu

Compartilhe


Cidade com potencial turístico em pleno desenvolvimento, Nova Iguaçu recebeu nesta semana turistas internacionais. Dezenove universitários e dois professores holandeses visitaram o município na quarta-feira (04), graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Universidade de Breda, na Holanda. O grupo, que estava acompanhado por uma professora e quatro alunos da UVA, que o auxiliou na comunicação com os brasileiros, conheceu o centro comercial, a Casa de Cultura e o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Parque do Vulcão).

Guiados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid, os holandeses também visitaram as tradicionais feiras da roça e de artesanato, o Calçadão e o trabalho realizado pelo programa Segurança Presente, que chegou ao Centro de Nova Iguaçu há quatro meses.

“Esta visita é muito importante não só para os alunos holandeses, mas também para nós. Foi uma troca de experiências e de culturas muito interessante”, avalia Cid. “Isso vai nos permitir ver se estamos no caminho certo e o que podemos fazer para alavancar ainda mais o turismo na cidade”.

Na Casa de Cultura, os holandeses assistiram ao vídeo institucional sobre a cidade e visitaram a exposição “Africanidades na Baixada Fluminense”, que conta a história dos escravos no Brasil, especialmente na região. Dona de um português fluente, mas carregado de sotaque, Kyra Boogert conta que se emocionou ao ouvir sobre a escravidão. “Fiquei impactada. Não entendo como algo assim pode ter acontecido, ainda mais com tanta crueldade”, disse a jovem de 22 anos, estudante do curso de Turismo Internacional.

Outro momento de emoção para o grupo foi no Parque do Vulcão. Ali, os holandeses puderam desfrutar das belezas naturais que estão protegidas da ameaça humana. “Fiquei encantada com a piscina natural. A água é cristalina e aproveitamos para nos refrescar, pois no Brasil faz muito calor. Que lugar lindo”, disse Kyra, que domina o idioma por ter namorado um brasileiro.

O passeio por Nova Iguaçu surpreendeu não só os holandeses, mas também a estudante de Letras da UVA, Gabriela de Faro D’Assunção, 22 anos, moradora da Zona Sul do Rio. Pela primeira vez na cidade, ela revela que ficou admirada com o que viu. “Minha visão era de um lugar longe, perigoso e poluído. 

Mas me senti muito segura ao ver os policiais do Segurança Presente pelas ruas e fiquei encantada com os produtos da Feira da Roça e, principalmente, com o Parque do Vulcão. Visitamos apenas o poço do Casarão Dona Eugênia, mas eu soube que há muitas cachoeiras e que é possível até mesmo praticar rapel”, conta Gabriela, que atuou como intérprete.

Os alunos holandeses voltaram ao Rio de Janeiro no fim da tarde. Na terça-feira (10), o grupo embarca de volta à Holanda. Na bagagem, além de presentes e lembranças, haverá também muitas histórias para contar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages