Bebê de 8 meses morre vítima de sarampo em Nova Iguaçu e caso serve de alerta - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Bebê de 8 meses morre vítima de sarampo em Nova Iguaçu e caso serve de alerta

Compartilhe


Um bebê de oito meses morto num abrigo em Nova Iguaçu, foi a primeira vítima fatal do sarampo no estado do Rio nas últimas duas décadas, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde.


Além do garoto que morreu, duas crianças e uma funcionária do abrigo no município da Baixada Fluminense também contraíram o vírus, mas, segundo a secretaria, já foram curadas.


Mais detalhes sobre o caso estão sendo divulgados pelo secretário Edmar Santos na manhã desta sexta-feira.

Neste ano, até o 6 de fevereiro, o Rio havia registrado 175 casos da doença no estado. Em 2019, foram 333 registros e, em 2018, 20.

O secretário Edmar Santos alertou no início do mês que o risco iminente de uma epidemia de sarampo no estado é muito maior que do COVID-19, o coronavírus, que parece despertar uma preocupação maior das pessoas.


— As pessoas estão muito preocupadas com o coronavírus, que ainda não chegou e não estão indo se vacinar contra o sarampo, que é um risco real — reclamou o secretário.


Segundo Santos, se as metas de vacinação não forem atingidas, o estado pode ultrapassar os 10 mil casos da doença neste ano.

Em 2019, foram 18.203 casos de sarampo em todo o país, com 15 mortes, 14 em São Paulo e uma em Pernambuco. No Rio, apesar dos 333 casos, não se registraram mortes.

Desde a última segunda-feira está sendo feita uma campanha de vacinação, que irá até 13 de março, com foco em pessoas de 5 a 19 anos. O Ministério da Saúde espera resultados melhores que na campanha do ano passado, quando 10,25 milhões de pessoas não tomaram a vacina. O Rio de Janeiro foi o estado com a menor cobertura de vacinação.



Onde se vacinar

Para cumprir a meta de vacinar três milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos contra o sarampo, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio tem feito um esquema de vacinação itinerante —nesta semana, passando por Campo Grande (Zona Oeste carioca), Belford Roxo, Itaboraí e Araruama.


Na capital, além dos postos de saúde, há ainda pontos fixos até o fim da campanha "RJ contra o Sarampo", em março, nos seguintes locais:

Barcas (Praça XV)
Rodoviária (Terminal Novo Rio)
Estação Maracanã (Metrô)
Aeroporto Santos Dumont
Central do Brasil (Supervia)
Iaserj Maracanã
Hemorio



Perguntas e respostas sobre o assunto




1. O que é e como se prevenir?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave — especialmente para crianças pequenas —, transmissível e extremamente contagiosa. A única prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

2. Quantas doses de vacina são necessárias?

Para ser considerado protegido, é preciso tomar duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês. O esquema atual do Calendário Nacional de Vacinação é de uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade, e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses.


Segundo o Ministério da Saúde, crianças, adolescentes e adultos até 29 anos de idade que ainda não foram vacinados devem receber duas doses. Aqueles que têm de 30 a 49 anos de idade, dose única.




3. Mesmo quem não tem certeza se já foi imunizado deve tomar a vacina?

Sim. Não existe "overdose" de vacina. Caso haja dúvida se foi imunizado ou não, o recomendado é se vacinar, tomando as duas doses. Isso vale para adultos e crianças.

4. Há alguma contraindicação para a vacina?

A vacina é contraindicada para gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com a imunidade comprometida por causa de alguma doença. No caso das gestantes, elas devem esperar para serem vacinadas após o parto.

5. Como o sarampo é transmitido?

Geralmente, o sarampo se espalha no ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Também pode ser transmitido pela saliva (beijo ou bebidas compartilhadas); por contato com a pele (apertos de mão ou abraços); e pelo toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).




6. Quais são os sintomas?

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus.



Os principais sinais são: febre alta, conjuntivite, irritação na pele e manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza, dor de garganta.

7. Existe tratamento?

Não há tratamento. A estratégia terapêutica é para aliviar os sintomas, com uso de antitérmicos vendidos sem prescrição médica ou vitamina A.



Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages