Entenda os riscos causados pela hipertensão; Infarto de Priscila Nocetti serve de alerta - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Entenda os riscos causados pela hipertensão; Infarto de Priscila Nocetti serve de alerta

Compartilhe
Priscila Nocetti sofreu infarto aos 38 anos Foto: Reprodução





A funkeira Priscila Nocetti, de 38 anos, sofreu um infarto e foi internada às pressas, em um hospital na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 


O episódio aconteceu no dia 1º deste mês e serve de alerta para todos os hipertensos do Brasil.

Segundo o marido de Priscila, Rômulo Costa, Priscila estava em casa com a filha do casal, Yasmin, e algumas amigas da menina. 

Ela começou a sentir dores no peito e chegou a realizar os primeiros socorros em si mesma ao perceber os sintomas de infarto. 

Sem sucesso com as manobras, ela pediu para ser levada ao hospital.

– Apesar de ser nova, a Pri teve hipertensão gestacional e ficou com esse quadro permanente mesmo depois do parto. 

Como esquecia de tomar o remédio diariamente e é muito ativa, o coração acelerou demais e fez o pico hipertensivo – disse o produtor.

A hipertensão arterial aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. 


Uma das mais importantes é, sem dúvida, o infarto agudo do miocárdio (IAM), segunda causa de óbitos no Brasil e primeira em todo o mundo, de acordo com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), respectivamente.

Todos os anos, cerca de 100 mil brasileiros morrem em consequência do infarto, e a pressão alta desempenha papel relevante nessa estatística. 

Isto porque ela é um dos maiores fatores de risco para arterosclerose, processo inflamatório crônico das paredes das artérias...

...com acúmulo de colesterol, plaquetas, fibrinas, cálcio e restos celulares — que leva à formação de placas enrijecidas e reduz a elasticidade dos vasos sanguíneos.

“Em fases mais avançadas, a placa gordurosa ou ateroma chega a reduzir significativamente o que chamamos de luz da artéria, ou seja, a sua capacidade de ser o canal por onde o sangue irriga o músculo do coração. 

Em outras situações, pode haver uma ruptura ou fissura desta placa, com a consequente formação de um coágulo. 

Isto pode obstruir totalmente a luz do vaso, provocando o infarto”, explica o médico Luciano Moura, cardiologista intervencionista.

Consulte o seu médico regularmente para controlar de forma correta sua hipertensão, de forma a previnir o infarto e outras doenças relacionadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages