Golfinho visita orla de Mangaratiba e prefeitura faz alerta para banhistas não interagirem com o animal - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Golfinho visita orla de Mangaratiba e prefeitura faz alerta para banhistas não interagirem com o animal

Compartilhe



Há pelo menos duas semanas um golfinho marca presença nas praias de Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

Vídeos e fotos publicadas nas redes sociais mostram banhistas interagindo com o animal e o alimentando, o que é proibido. 


A situação acionou um alerta nas autoridades e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) iniciou uma força-tarefa de monitoramento e conscientização da população para proteger o animal.

O golfinho que pertence a espécie Steno bredanensis, conhecida como Golfinho-de-dentes-rugosos, frequenta a região há mais de um ano, mas nunca se aproximou tão perigosamente da costa. 


A bióloga Karoline Santos, chefe da Fiscalização Ambiental do município, explica que ele ficava na Ilha da Madeira, em Itaguaí, mas por estar crescendo e apresentando comportamento sexual, começou a nadar próximo da orla, onde pode interagir com humanos.

— Nesta fase ele busca a interação, mas na próxima etapa de crescimento ele pode manifestar reações perigosas. 


Se alguém começar a fazer qualquer tipo de carinho ou dar comida ele não vai entender quando essa pessoa parar e pode atacar mordendo ou usando o rabo. 


O golfinho aparenta ser muito dócil, mas ainda é um animal selvagem. 

A interação é um risco para ele e para os próprios banhistas — explica a bióloga.

Equipe do Grupamento de Proteção Ambiental atuando na Praia de Junquiera, em Mangaratiba Foto: Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba


Interação pode resultar prisão e multa

A equipe de fiscalização já recebeu denúncias de pessoas que ofereceram churrasco para o golfinho, abraçaram o animal, o apertaram e até colocaram crianças em cima dele. 


Além da atitude ser perigosa, ela também configura crime. 

Quem for flagrado interagindo com o golfinho pode ser condenado a pena de dois a cinco anos de prisão e pagamento de uma multa, conforme preveem as leis federais 7.643/87 e 9.605/98. 

O Código Municipal de Meio Ambiente também prevê sanções nestes casos. O valor da multa pode chegar a R$ 10 mil.

Caso algum morador ou visitante aviste alguém interagindo com o animal, é possível fazer uma denúncia via WhatsApp, no número (21) 99874-5810 ou enviar uma mensagem para a página da Fiscalização Ambiental de Mangaratiba no Facebook.

O golfinho foi visto pela primeira vez na Praia Brava no dia 6 de fevereiro. 

Na ocasião, uma equipe do Grupamento de Proteção Ambiental precisou retirar banhistas do mar e conseguiu fazer com que ele seguisse uma embarcação para um ponto mais distante da areia. 


Desde então, ele já foi visto nas praias de Ibicuí, do Centro, Grande e Junqueira. 

A presença da espécie já foi registrada ao longo de toda a costa brasileira. 

O animal costuma viver acompanhado de 10 a 40 golfinhos, mas alguns se separam dos grupos.




No carnaval, quando a cidade deve receber muitos turistas, a SMMA vai intensificar o trabalho para proteger o animal. 



Três guardas devem permanecer no mar para monitorá-lo. 



Na orla, funcionários vão realizar um trabalho de conscientização dos banhistas.

— Não podemos simplesmente tirar o animal daqui e transferi-lo para outro local. 

Fazendo isso, nós apenas estaríamos levando um problema para outro município sem a certeza de que haveria uma equipe especializada para cuidar dele. 

Por isso contamos muito com a colaboração da população para mantê-lo seguro até que ele vá para um local mais adequado — ressaltou Karoline.



Foi realizada na segunda-feira uma reunião da SMMA com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e de ONGs que atuam na região para começar a definir um plano de ação que garanta o futuro do golfinho. 

Após o carnaval, a governo municipal prentende encontrar uma solução definitiva para o caso.


Via Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages