Mesquita tem o primeiro polo de atendimento exclusivo para Covid-19, na Baixada Fluminense - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Mesquita tem o primeiro polo de atendimento exclusivo para Covid-19, na Baixada Fluminense

Compartilhe



A Secretaria de Saúde de Mesquita, na Baixada Fluminense, inaugurou na segunda-feira (22/03) um polo de atendimento exclusivo para Covid-19. 


O espaço funciona das 8h às 20h, na Avenida União 525, em Santa Terezinha. 

A ideia é que as pessoas com sintomas da doença tenham mais um local disponível para se dirigirem e, nesse caso, especificamente para tratar dessa questão.

“O que a gente quer é se esforçar ao máximo para salvar vidas. Temos todas as nossas unidades de saúde abertas no seu horário de funcionamento normal, para recebermos possíveis casos suspeitos. 

Porém, com esse novo polo, ampliamos o atendimento e o acesso aos pacientes sintomáticos. 

Sabendo que existe esse lugar e que estará aberto das 8h às 20h, eles não vão precisar ficar circulando pelo município, procurando atendimento enquanto se expõe e expõe também os outros ao Coronavírus”, avalia o prefeito Jorge Miranda.

O atendimento está sendo realizado por uma equipe com 10 profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Eles já foram preparados para fazerem o diagnóstico clínico dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar os casos mais delicados para a UPA de Edson Passos ou até mesmo um hospital estadual.


“Nós mesmos faremos esse encaminhamento, levando os pacientes às unidades para testes ou até mesmo internação. 

Nos casos de sintomas mais leves, colheremos os dados desses pacientes para que, enquanto eles estiverem em quarentena, se protegendo e evitando o contágio de outras pessoas, possamos monitorá-los via telefone e internet”, explica Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita.

Participação da Fiocruz

No dia 22 de março, aconteceu um treinamento com os profissionais de saúde que atuarão no novo polo de atendimento exclusivo para Covid-19. 

A ação contou com a participação do especialista Daniel Soranz, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.


“Esse polo de atendimento exclusivo para Covid-19 se tornará um diferencial para toda a população de Mesquita. 

E, principalmente, para os cidadãos que estão em regiões próximas dali. 

A nossa intenção é acompanhar esse fluxo de atendimento, mas já analisando a necessidade de abertura de outros. 

Mesquita não vai medir esforços para conter esse avanço do coronavírus no estado do Rio”, avisa Thiago Wendell, consultor da secretaria de Saúde de Mesquita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages