Atenção: Niterói bloqueará acesso à cidade a partir de sábado (04) - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Atenção: Niterói bloqueará acesso à cidade a partir de sábado (04)

Compartilhe
Ponte Rio-Niterói. Reprodução.




A Prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, restringirá, a partir do próximo sábado (4), a entrada de pessoas de municípios vizinhos, dentre os quais São Gonçalo, Maricá e o Rio, por meio da Ponte Rio-Niterói. 



A exceção vale para moradores e trabalhadores de serviços essenciais.

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) anunciou também que Niterói financiará metade dos recursos para a construção de um hospital de campanha em São Gonçalo, com 200 leitos.

“[O bloqueio de acesso à cidade] vale por duas semanas [até 18 de abril], que serão críticas para a propagação do contágio do novo coronavírus”, anunciou nesta quarta-feira (1º) Rodrigo Neves, numa transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.


A cidade de Niterói tem, até o momento, 62 casos confirmados de covid-19, sendo que 23 pessoas já estão recuperadas, 22 pessoas estão em quarentena em suas residências e 16 hospitalizadas - dessas, nove em UTI. O município tem uma morte confirmada até o agora.

Segundo Neves, a Prefeitura fará uma “restrição muito firme” nos acessos aos municípios vizinhos. Serão 28 bloqueios nos limites com as cidades vizinhas, sendo 21 delas físicas, por meio de barreiras de concretos. 

Haverá a interrupção do trânsito nessas localidades. Nos sete demais pontos de interligação possíveis, as vias serão liberadas, mas só para aqueles que trabalham com serviços essenciais. 

As pessoas terão de apresentar crachá ou carteira de trabalho para justificar a entrada junto a integrantes da Guarda Municipal, da NitTrans — órgão responsável pelo planejamento e gerenciamento do sistema de transportes e trânsito do município — e guarnições do Niterói Presente (programa de reforço da segurança pública). 


O transporte público intermunicipal ficará restrito a 25% de sua capacidade.

Sobre a construção do hospital em São Gonçalo, Neves afirmou que a “colaboração federativa” tem como objetivo evitar também a sobrecarga dos hospitais públicos de Niterói, que costumam receber moradores do município vizinho de 1 milhão de habitantes, o dobro da população de Niterói, mas historicamente uma cidade mais carente em investimentos públicos. 

O prefeito disse que encaminhará um projeto de lei à Câmara com a proposta do aporte, que será feito por meio do Fundo Estadual de Saúde. 

A outra metade dos recursos será financiada pelo governo do Estado.

Ele confirmou ainda que prevê abrir no próximo dia 10 o Hospital Oceânico – unidade privada desativada e arrendada pelo município por um ano para dar assistência no combate ao novo coronavírus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages