Pastor de igreja de Nova Iguaçu morre com suspeita de Covid-19 - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Pastor de igreja de Nova Iguaçu morre com suspeita de Covid-19

Compartilhe
Pastor Fábio Andrei morreu antes de realizar sonho de ser pai novamente Foto: Arquivo Pessoal


Mamãe, Deus me falou que o papai ia morrer." Foi assim que a pequena Maria Sophia, de 7 anos, confortou a mãe, a diaconisa Camilla dos Santos Oliveira Santiago, de 30, ao receber dela a notícia de que o pai da menina e pastor da Igreja Missão Apostólica e Profética Enviar( MAPE), de Nova Iguaçu, Fábio Andrei de Mendonça Santiago, de 34, havia perdido a luta que travava para continuar vivo. 

Morador de Mesquita, na Baixada Fluminense, e com hábitos saudáveis como correr quatro vezes por semana, o pastor morreu com suspeita de coronavírus, na última segunda-feira, no Hospital Salgado Filho, no Méier, onde estava internado desde sábado.

A morte ocorreu uma semana após Fábio ter sentido os primeiros sintomas da doença e tirou dele a chance de realizar o sonho de ser pai mais uma vez. As informações são do Jornal Extra.

Camilla e Fábio, que também era corretor de imóveis, estavam casados havia nove anos. 

Ele e a diaconisa planejavam tentar uma segunda gravidez para o próximo mês para dar um irmão ou irmã para Maria Sofhia.

Pastor Fábio Andrei, a filha Maria Sophia e a diaconisa Camila dos Santos Santiago Foto: Arquivo Pessoal

— A gente queria aumentar a família. Era o sonho que ele tinha. A gente ia tentar engravidar novamente. 

Tentar o nosso tão sonhado menino — disse Camilla, emocionada. A diaconisa e a filha ainda não receberam a confirmação do hospital de que Fábio morreu por conta da Covid-19. 

Na declaração de óbito, segundo Camilla, consta apenas infecção pulmonar como causa da morte. 

Por conta da suspeita, as duas sequer puderam se despedir do pastor e não foram ao sepultamento do corretor, no último dia 22, no Cemitério Jardim da Saudade, em Edson Passos, no município de Mesquita.

A dúvida de estar ou não contaminada causa desespero para a mulher do pastor.

— Eu e minha filha não estamos saindo de casa para nada. Se precisamos de algo, peço e os amigos nos trazem e colocam na porta. Estamos isoladas de tudo. 

Nem no sepultamento do Fábio foi possível ir. Não saber se estamos contaminadas é desesperador. Como estava tossindo um pouco, fui a um médico que me receitou uma medicação. 


Eu e minha filha também fizemos testes particulares, mas os resultados ainda não ficaram prontos. Confio em Deus — disse.

Fábio foi presbítero e, há um ano, se tornou pastor. Após estar febril e apresentar sintomas como dor de cabeça, ele foi procurou no dia 13, o Centro municipal de Triagem para Covid-19, que funciona ao lado do Hospital Juscelino Kubitschek, em Nilópolis.

A cidade é vizinha ao município de Mesquita, onde não há um leito municipal sequer de isolamento para pacientes com suspeita de coronavírus. 

Depois de fazer um exame de sangue e de ser medicado, ele foi aconselhado a voltar para casa.

Dois dias depois, como não havia apresentado melhora, voltou ao mesmo local . Lá, soube que o resultado do exame de sangue havia apontado uma infecção. 

Segundo a família, foi medicado e voltou mais uma vez para sua residência. 

Como continuava a passar mal, o pastor procurou, no sábado, o Hospital Salgado Filho. De lá, não saiu mais com vida.

— Ele morreu por volta das 16h de segunda-feira, dia 20. Recebi uma ligação para ir ao hospital. Cheguei lá às 21h e nenhum médico veio me contar o que estava acontecendo. 

Só às 22h soube da morte do meu marido, que foi comunicada pelo pessoal do setor de óbitos. Não nos deram o prontuário do Fábio, nem nenhuma informação. 

Estamos até agora sem saber se ele foi ou não testado. Meu marido era uma pessoa saudável, um atleta. Gostava de correr e ainda fazia academia. Isto tudo é muito triste — concluiu Camilla.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou que o paciente Fábio Andrei foi testado para coronavírus e que o resultado do exame ainda não ficou pronto. 


Abaixo, a íntegra da resposta enviada.

"A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a morte do sr. Fábio Andrei de Mendonça Santiago Santos e se solidariza com a dor da família. 


A direção do Hospital Municipal Salgado Filho informa que o setor de óbitos fez contato com familiares pedindo a presença de um integrante na unidade. 

A informação sobre morte é dada pessoalmente por um assistente social ou por um médico. 

O teste para o novo coronavírus foi realizado no sr. Fabio Santos e enviado para análise em laboratório habilitado pelo Ministério da Saúde. 

A família será informada do resultado assim que for disponibilizado pelo laboratório."

Também procurada, a Prefeitura de Nilópolis, responsável pelo Centro de Triagem do município confirmou que o pastor foi atendido no local no último dia 13 . Abaixo, a nota na íntegra.

"A Secretaria municipal de saúde de Nilópolis informa que o paciente Fábio Andrei de Mendonça Santiago Santos, de 34 anos, foi atendido no Centro de Triagem – COVID-19 no nosso município no dia 13/04/2020 não apresentando todos os sintomas do quadro clínico do cornavírus. 

Foi prescrita a medicação e orientado a ficar em repouso na sua residência."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages