Prefeitura de Nova Iguaçu inicia programa “Iguaçu Mais Seguro” - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Prefeitura de Nova Iguaçu inicia programa “Iguaçu Mais Seguro”

Compartilhe



Prefeitura de Nova Iguaçu, com uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Pública (SEMSEG) e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), iniciou, nesta segunda-feira (25), o Programa Iguaçu Mais Seguro. 


Um ônibus de monitoramento, estacionado na Praça Rui Barbosa, está auxiliando no patrulhamento ostensivo do centro do município, como no Calçadão, e em diversas outras regiões da cidade. 


Com tecnologia avançada, o veículo, que funcionará diariamente entre 8h30 às 20h, conta com sete câmeras e três estações de trabalho. 

O monitoramento será feito por dois agentes de Ordem Pública, policiais do programa “Segurança Presente” e do 20° BPM (Mesquita). Futuramente, esse monitoramento será de 24 horas.

O ônibus, que também vai ajudar a garantir o cumprimento dos protocolos de combate à Covid-19, está integrado ao Centro de Operações de Nova Iguaçu (CONIG). 

As suas 52 câmeras, que são utilizadas pela Secretaria de Transporte para o controle de trânsito da cidade, vão auxiliar nas ações de segurança pública.

O Programa Iguaçu Mais Seguro foi dividido em três fases. 

A primeira foi a entrega do ônibus de monitoramento, a segunda com o lançamento do aplicativo Semseg Digital, para desburocratizar os serviços oferecidos pela secretaria de segurança, e a última fase, que prevê a criação de um "cinturão eletrônico", utilizando câmeras de segurança da iniciativa privada.


“Esse programa vai ajudar a inibir pequenos delitos, principalmente nos dias em que as pessoas fazem retiradas do auxílio emergencial nos bancos", afirma o secretário de Segurança Pública, Igor Porto. 

"Estamos com um cinturão de monitoramento para facilitar a atuação da Polícia Militar e da nossa secretaria. 

No primeiro semestre do próximo ano, queremos ter pelo menos 500 câmeras monitorando a cidade. Atualmente, além do Centro, temos câmeras na Posse, Marco II e Cerâmica. 

Com a iniciativa privada podemos aumentar esse número para outros bairros, como Cabuçu e Austin. As delegacias locais também teriam acesso a estas imagens".

As câmeras do ônibus se juntam às do CONIG, que giram em 360 graus, gravam e filmam, e estão instaladas em pontos estratégicos, principalmente nas entradas e saídas de Nova Iguaçu. 


Todas as imagens são em tempo real e são interconectadas para visualização e monitoramento na Sala de Controle, através de um telão composto por 14 telas de 55 polegadas cada.

“Estamos ajudando no controle urbano e na organização do Centro. Nosso objetivo é criar uma cidade mais inteligente, dando mais mobilidade e fluidez ao trânsito também”, disse o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Leonardo Bastos Callijão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages