Fim de semana após flexibilização com praias e shoppings cheios no RJ - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Fim de semana após flexibilização com praias e shoppings cheios no RJ

Compartilhe



O primeiro sábado de sol após a flexibilização do isolamento social na cidade do Rio de Janeiro estimulou muitas pessoas a aproveitarem o dia nas praias. 



Corredores tomaram as orlas, surfistas aproveitaram o mar quase caribenho do Arpoador e, apesar de ainda ser proibido, alguns banhistas descansaram nas areias da Zona Sul. 

A Polícia Militar tentou advertir grupos para que não ficassem parados, mas não obteve sucesso. 

Os cidadãos que usaram equipamentos de ginástica públicos não pareciam se preocupar em fazer a higienização — nem mesmo os idosos, ao utilizar as academias para terceira idade. 

O afrouxamento nas normas acontece justamente no momento crescente do número de casos de coronavírus: nas últimas 24 horas, o estado registrou dois mil novos casos e acumulou 7.417 óbitos por covid-19.

Segundo levantamento feito pela Prefeitura do Rio, por meio da parceria do Centro de Operações Rio (COR) com a empresa de tecnologia Cyberlabs, às 12h deste sábado (13), aproximadamente 5.870 pessoas se movimentavam pela cidade. 

A contagem é feita de forma automática, com base em imagens captadas por 400 câmeras de monitoramento do COR, espalhadas na Barra da Tijuca, Tijuca, Centro, Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon. 


O índice de isolamento foi calculado em 77% em comparação a um dia normal, antes do contexto da pandemia.

No fim de semana anterior, o nível do isolamento estava menor: cerca de 70%. 

Neste mesmo horário, aproximadamente 6.910 pessoas circulavam pela cidade. 

De acordo com análise feita pela Cyberlabs, o menor número de transeuntes neste sábado pode estar relacionado com o feriado de quinta-feira, com parte do comércio de rua fora do funcionamento.

A empresa ainda relatou que a mudança no direcionamento das câmeras da prefeitura, para visualizar agora as zonas de areia (praias), pode ter afetado a contagem e que está trabalhando para adaptar as análises ao contexto, fornecendo melhores indicadores.

Um outro levantamento, feito pela Tim através de antenas de telecomunicação, revelou os bairros com maior movimentação neste sábado. 

Jacarepaguá (11,92 mil) aparece na primeira posição, seguido por Barra da Tijuca (6,91 mil), Anil (6,68 mil), São Cristóvão (5,11 mil) e Campo Grande (3,63 mil).


Shoppings reabrem com rotina de desinfecção e serviço drive-thru

Fechados desde março, os shoppings da cidade do Rio voltaram a abrir nesta semana com horário reduzido, de 12h às 20h, novas normas de segurança sanitária e capacidade reduzida. 

Nos shoppings Nova América, Boulevard, Botafogo Praia, Madureira e Rio Design Barra e Leblon, a cada três horas é realizada limpeza de áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento.


Via Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages