Prefeitura do Rio cria protocolos para volta às aulas em escolas particulares; veja o que mudou - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Prefeitura do Rio cria protocolos para volta às aulas em escolas particulares; veja o que mudou

Compartilhe



A Prefeitura do Rio criou dois protocolos com orientações a serem seguidas no retorno às aulas presenciais, a princípio, nas escolas privadas. 


Os documentos, aos quais o EXTRA teve acesso com exclusividade, trazem regras que deverão ser seguidas pelas redes públicas e privadas. 

Um protocolo é destinado às creches e escolas de educação infantil, o outro é voltado aos segmentos de ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio.

Os protocolos trazem regras sobre limpeza e desinfecção das instalações, dimensionamento dos ambientes, cuidados durante as atividades esportivas e medidas para a entrada e saída de alunos, além de regras detalhadas sobre manejo de alimentos.

Para todos os segmentos, a prefeitura recomenda o retorno gradual às aulas presenciais sendo mantidas as atividades remotas. 

Também é recomendada a higienização constante das carteiras e mesas e o escalonamento dos horários de entrada e saída dos alunos. 

Está previsto, ainda, que alunos, professores e funcionários troquem de máscara a cada três horas ou sempre que ficarem sujas ou úmidas.

Sobre as salas de aula, os protocolos orientam que os ambientes sejam redimensionados, de forma a se respeitar o distanciamento social mínimo de dois metros quadrados por pessoa em todas as atividades presenciais.


Os protocolos criam regras referentes à alimentação nas escolas que vão desde o transporte dos alimentos até a hora de os alunos se servirem. 

Há detalhes como o modo de disponibilizar os temperos, que deverão ser oferecidos em sachês individuais ou, quando for possível, em porções individualizadas e identificadas. 

Os talheres, pratos e copos deverão ser higienizados com água quente e detergente. Os talheres deverão ainda ser embalados individualmente.

No caso das creches, há recomendações para que cada criança possua mais de uma muda de roupas para troca, sempre que necessário. 

Nos horários de descanso das crianças, é recomendado que os berços e colchonetes seja mantidos afastados, obedecendo ao distanciamento de precaução. 


De acordo com o protocolo, as crianças poderão ser posicionadas de forma alternada, invertendo o direcionamento de pés e cabeça. 

Já nas trocas de fraldas, o protocolo orienta que seja observada a "adequada higienização da superfície dos trocadores, realizando a limpeza concorrente com álcool a 70% após cada utilização, bem como o descarte correto das fraldas e outros materiais usados".

Sem acordo, sem data para voltar

O retorno das aulas presenciais nas escolas da rede privada no Rio, no entanto, ainda não tem data definida, de acordo com o prefeito Marcelo Crivella. 

Após se reunir com sindicatos que representam os professores e os empresários de escolas particulares, o prefeito afirmou, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, que não houve consenso sobre a proposta de retomar as atividades em meados de julho. 


Uma nova reunião será realizada na próxima quinta-feira para tentar chegar a um acordo.


Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages