Foto: Reprodução
O SBT voltará a exibir futebol para toda a rede nesta quarta-feira (15), com a final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense.
A transmissão, antecipada pelo colunista Flávio Ricco, colocará fim a um hiato de 17 anos: Em 2003, a emissora entrou em uma verdadeira guerra judicial contra a Globo pelos direitos do Campeonato Paulista.
Sem conseguir barrar o monopólio do canal carioca, a TV de Silvio Santos ficou esse longo período sem futebol para a rede - somente afiliadas seguem com alguns direitos, como a Copa do Nordeste.
No fim de 2002, Silvio Santos planejava investir no segmento de esportes, especialmente nas transmissões ao vivo de futebol.
À época, a Federação Paulista tentou vender à Globo a exibição de 12 jogos do campeonato estadual por R$ 12 milhões.
A emissora não concordou com o valor, o que abriu espaço para que a FPF oferecesse os direitos a outros canais.
Na conversa com Silvio Santos, o então presidente da federação Eduardo José Farah foi convencido a vender os direitos de 22 jogos do Campeonato Paulista pelos mesmos R$ 12 milhões ofertados à Globo.
O SBT passou a ter exclusividade sobre o Paulistão em 2003, o que, é claro, desagradou a principal concorrente.
Para acirrar ainda mais os ânimos, o SBT soltou um comunicado à imprensa com alfinetadas à rival, declarando como "encerrada a fase monopolista do futebol brasileiro e da realização de jogos em horários absurdos, conveniente apenas para a rede que tinha o monopólio".
O texto aludia ao acordo firmado entre as partes que empurrava as partidas para tarde da noite.
Em 2003, Globo ignorou decisão da Justiça e colocou estreia do Paulistão no ar
Tinha início, assim, a batalha entre a Globo e o SBT pelos direitos de transmissão do Campeonato Paulista.
Na estreia da competição em 2003, a Globo - que já havia tentado, sem sucesso, igualar a proposta do SBT - chegou a ignorar uma determinação judicial e colocou a partida no ar.
No segundo jogo, a Federação Paulista conseguiu garantir a exclusividade ao SBT, impedindo também a transmissão pela Record.
Anteriormente, as emissoras de Roberto Marinho e Edir Macedo dividiam ou repassavam os direitos do Paulistão.
Conhecido como uma "guerra de liminares" entre os canais de TV, o Campeonato Paulista de 2003 acabou sendo transmitido pelas três emissoras.
Era o SBT, contudo, que tinha o poder de decisão sobre os horários das partidas, que sempre ficaram a critério da Globo.
Ao final da competição - que teve o Corinthians como campeão -, o juiz de direito deu a preferência ao SBT para adquirir a competição no ano seguinte.
No acordo com a Federação, a Globo acabou levando a melhor no ano seguinte.
Ainda em 2003, Silvio Santos também tentou tirar da Globo as séries A e B do Campeonato Brasileiro, além de articular a volta do Torneio Rio São Paulo, em vão.
Apesar disso, no mesom ano ainda transmitiu a Copa Ouro da Concacaf e o Sulamericano Sub-20 de seleções.
Desde 2018, o canal exibe a Copa do Nordeste para toda a região, mas abandonou a disputa pelas partidas entre os clubes do eixo Rio-São Paulo.
O SBT retorna à briga só agora, 17 anos depois de lutar pelo Paulistão.
A grande final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense irá ao ar pelo SBT nesta quarta-feira, a partir das 21h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário