Witzel prorroga medidas restritivas no RJ até 21 de julho - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Witzel prorroga medidas restritivas no RJ até 21 de julho

Compartilhe

Wilson Witzel

O governador Wilson Witzel prorrogou as medidas restritivas no RJ até o dia 21 de julho. 

A determinação, publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (7), também mantém o funcionamento de alguns setores do comércio e da indústria em horários específicos para evitar aglomerações.


Segundo o decreto, as aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipal e privada permanecem suspensas, assim como atividades coletivas em cinemas e teatros e o funcionamento de academias de ginástica.

A recomendação para que a população fluminense não frequente praias, lagoas, rios, piscinas públicas e clubes também está mantida.

Também é obrigatório o uso de máscaras em qualquer estabelecimento público, assim como em locais privados com funcionamento autorizado de acesso coletivo.

"Em caso de descumprimento das medidas previstas, as forças de segurança pública poderão atuar em eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos", diz a nota encaminhada pelo governo.

No documento, também foi mantida a recomendação às prefeituras sobre a reabertura gradual de setores do comércio e da indústria. 

Os municípios, no entanto, têm autonomia para definir suas regras.

Segundo o governo, o novo decreto se baseou nos dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde, que apontam redução do número diário de óbitos e das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, e nas projeções da Secretaria de Fazenda sobre os impactos econômicos para o estado.

Os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade e garantindo fornecimento de álcool em gel 70%. 

As praças de alimentação podem reabrir, mas com metade da sua capacidade.

Já as áreas de recreação, cinemas e afins devem permanecer fechados.

Bares e pontos turísticos

Desde o dia 6 de junho, bares e restaurantes estão autorizados a funcionar no RJ, respeitando o limite de 50% de sua capacidade. Mas a prefeitura só decidiu pela reabertura no dia 2 de julho. 


No primeiro fim de semana, mais de 130 estabelecimentos foram multados por irregularidades e pelo menos cinco foram fechados.

Os pontos turísticos, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar, também podem reabrir, mas seguindo a mesma orientação de funcionamento, ou seja, com 50% de sua capacidade de lotação.

Igrejas e templos também estão autorizadas a funcionar, desde que seja observada a distância segura de 1 metro entre as pessoas.

O funcionamento dos parques, para a prática de esportes, também está permitido, desde que não haja aglomeração. 

Também estão autorizadas as atividades esportivas individuais ao ar livre, inclusive em praias e lagoas, preferencialmente próximo à residência.

Já as atividades esportivas de alto rendimento - como futebol, vôlei e basquete - estão autorizadas, desde que sem público e com os devidos protocolos de higienização.


O documento reforça ainda que todos os estabelecimentos abertos devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, como assegurar a distância mínima de 1 metro entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70%.


Via G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages