Santa Catarina registra chuva escura causada por fumaça dos incêndios no Pantanal e nuvem de fumaça chega em São Paulo - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Santa Catarina registra chuva escura causada por fumaça dos incêndios no Pantanal e nuvem de fumaça chega em São Paulo

Compartilhe


Nesta quinta-feira, 17, municípios das regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina tiveram registro de chuva escura, informa a Defesa Civil do estado.


A chuva possui partículas de fumaça que tem origem nos incêndios do Pantanal. Também houveram registros da chuva escura no Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil destaca que a fumaça diminui a qualidade do ar e da água da chuva. 

No caso dos moradores que possuem cisterna, a Defesa Civil orienta a limpeza redobrada nos locais de armazenamento e fazer a análise da água captada.


A fumaça começou a ser vista pelos moradores da região da Grande Florianópolis, com o acompanhamento da Defesa Civil por imagens de satélite.

Imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a fumaça vinda da região Centro-Oeste está passando por São Paulo. 

A fumaça foi carregada da região central do país para a região Sul e Sudeste por ventos que são normais nessa época do ano.

A nuvem de fumaça deixa o céu mais escuro e pode provocar consequências, como a "chuva escura". 

O fenômeno ocorre quando o vento traz a fumaça das queimadas até uma área onde existem nuvens de chuva.


Segundo os meteorologistas, a nuvem de fumaça só deve passar quando as queimadas derem uma trégua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages