Crivella e Paes trocam acusações durante o último debate na Globo antes do segundo turno - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Crivella e Paes trocam acusações durante o último debate na Globo antes do segundo turno

Compartilhe
Crivella (Republicanos) e Paes (DEM) no estúdio da TV Globo no Rio — Foto: Marcos Serra Lima/G1


Os dois candidatos à Prefeitura do Rio no segundo turno, Eduardo Paes (DEM) e Crivella (Republicanos), participaram na noite desta sexta-feira (27) do debate realizado pela TV Globo. As informações são do G1.

Ao longo de uma hora e seis minutos, os candidatos discutiram propostas, mas também insistiram em ataques, que levaram a cinco direitos de resposta concedidos pela direção do programa.


O encontro foi mediado pela jornalista Ana Paula Araújo e foi dividido em três blocos:

Tema livre;
Tema definido por sorteio;
Tema livre e disposições finais.

Em cada bloco, um candidato pôde fazer duas perguntas ao oponente.

Combate à pobreza: Crivella afirmou que "melhorou a merenda e as creches". "Fiz hospital de campanha e coloquei mil quartos à disposição na época da pandemia", disse.


Na réplica, Paes prometeu "acolher a população de rua". "Vão ser 3 mil novas vagas nos centros de acolhimento. Vamos fortalecer o cartão Família Carioca [...] e vamos reabrir os restaurantes populares."

Carnaval: Paes afirmou que a festa "é uma manifestação popular, nossa manifestação cultural mais importante". "Traz recursos e turistas para a cidade [...] Então, nós vamos ajudar as escolas, ajudar as escolas mirins, os grupos de acesso, no que for possível", emendou.

"Eu respeito muito o samba", disse Crivella. "O carnaval do povo, lá na Intendente Magalhães, eu dobrei o recurso. Eu fiz o calendário das rodas de samba, são 400, que fazem festa quase toda semana na cidade."

Os temas sorteados foram diversidade, transporte, educação e empregos. Ficaram de fora saúde, habitação, segurança e corrupção.

Educação: Paes disse que colocou "250 mil crianças tendo aula em tempo integral". 

"Nós vamos colocar mais 100 mil crianças em tempo integral", prometeu. O ex-prefeito citou ainda o "Programa 2 anos em 1". "Vamos fazer reforço escolar, vamos permitir que as crianças possam ao longo do ano que vem recuperar esse ano perdido."

Crivella afirmou que os índices de evasão escolar em seu governo são menores e que os de aprovação são maiores.

"Eu coloquei internet em todas as escolas, todas elas hoje têm wi-fi gratuita, e agora durante a pandemia abrimos internet para os alunos e contratamos na TV bandeirantes horário para aula."

Saúde: Crivella afirmou que o mais importante na policlínica “são os exames”: “Vamos fazer agora as três clínicas de hemodiálise”.

Paes prometeu construir “23 clínicas de especialidade e 13 centros de exame até 2023”: “Vamos diminuir pela metade o tempo do Sisreg”.


Considerações finais

Crivella: "Lamento profundamente que o eleitor do Rio de Janeiro tenha que ver um debate como esse, mas é meu dever, como prefeito. Eu me elegi para cuidar das pessoas e peço a você que me permita cuidar das pessoas até que toda a população do Rio seja vacinada contra o coronavírus. Já tratamos 130 mil pessoas, e quero ir até o final nesse trabalho, por isso peço seu voto. Não tenho interesse pessoal, quero cuidar das pessoas. Foi essa minha campanha, é isso que quero fazer até o final."

Paes: "Domingo acho que é um dia decisivo na história da cidade: nós temos a chance de nos livrar do pior prefeito da história do Rio. Nós temos a chance de nos livrar de uma administração que foi omissa, que foi incompetente, que não deu resultado na vida das pessoas. Que piorou a vida das pessoas. Ele se elegeu dizendo que ia cuidar da vida das pessoas e só piorou. Não tem essa história de já ganhou. Quero pedir que todos vocês não deixem de votar. Nós temos que dar um não contundente. Dizer 'Crivella, nunca mais!' Esse tipo de gente não pode assumir a Prefeitura do Rio.



Via G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages