Governo do Estado inaugura Hospital Modular de Nova Iguaçu em abril - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Governo do Estado inaugura Hospital Modular de Nova Iguaçu em abril

Compartilhe


Com inauguração marcada para o dia 15 de abril, anunciada nesta terça-feira (02/3), pelo governador em exercício, Cláudio Castro, durante agenda do Governo Presente na Baixada Fluminense, o Hospital Modular de Nova Iguaçu, construído pela empresa Quick House, especializada em construções modulares, terá sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), capaz de tratar até 90 mil litros de esgoto por hora. 


A medida pode garantir que a unidade passe imune ao alerta de especialistas em recursos hídricos para o risco de uma contaminação em larga escala pelo novo coronavírus no estado, depois que a Fiocruz comprovou a presença do vírus nos esgotos de Niterói, Região Metropolitana do Rio. 


Erguido numa área de 12.800 metros quadrados, no terreno do antigo Aeroclube de Nova Iguaçu, com capacidade para 150 leitos - sendo 90 de enfermaria e o restante de UTI, destinados a pacientes da Covid-19 - o Hospital Modular ainda conta com quatro geradores e um transformador que suportam a capacidade do hospital inteiro. 

Além de uma Central de Gases (com oxigênio, ar comprimido e vácuo para até 300 leitos) e uma Estação de Tratamento da Água especificamente para hemodiálise, com filtro de osmose reversa, que pode atender até 120 leitos de UTI. 






- O enfrentamento à crise da Covid-19 impõe desafios sem precedentes. Um deles foi assumido pela Quick House com a construção do Hospital Modular, que tem toda a infraestrutura necessária para assegurar não só o atendimento, mas também a segurança de pacientes e profissionais que vão atuar na unidade. 


Em tempos de carga viral agora detectada no esgoto, investir em protocolos de tratamento, como uma própria ETE, tornou-se uma medida essencial para conter a disseminação do vírus - destaca Luciano Lopes, presidente-fundador da Quick House. 


A construção do Hospital Modular foi feita em tempo recorde, ao custo de R$ 62 milhões. Cerca de 400 operários trabalharam em três turnos, 24h por dia, todos com Equipamento de Proteção Individual (EPI), garantindo que a estrutura fosse erguida em 80 dias. 


O projeto foi licitado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra). No mesmo terreno, foi levantado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), de forma emergencial, um hospital de campanha, em tendas. 


No Hospital Modular foram utilizadas mil toneladas de aço galvanizado, que é dez vezes mais rápido que alvenaria, além de não consumir água, ser totalmente reciclável e evolutivamente correto. 

As construções em aço galvanizado, são mais resistentes e duráveis, possuem isolamento acústico e ótimo desempenho térmico. Além disso, dispensam o uso de cimento e argamassa, reduzindo o consumo de energia.

Outra grande expectativa com a abertura do Hospital Modular de Nova Iguaçu é desafogar a demanda da Baixada Fluminense, nos hospitais da Posse, Saracuruna e Moacyr do Carmo. 

A nova unidade de saúde, concebida para ficar de legado para a região, será chamada Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em homenagem ao médico que faleceu vítima do coronavírus, em 2020, aos 66 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages