Universitários de Duque de Caxias desenvolvem 'bengala inteligente' para deficientes visuais - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Universitários de Duque de Caxias desenvolvem 'bengala inteligente' para deficientes visuais

Compartilhe




Um estudante com deficiência visual de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está ajudando alunos de uma universidade do município a desenvolver uma bengala inteligente.


Ela tem sensores para detectar obstáculos à distância. A ideia é aumentar a acessibilidade e prevenir acidentes.


Daniel da Silva tem 26 anos e estuda biologia em uma universidade em Caxias.




Desde criança ele sofre de baixa visão, uma condição que pode ser considerada intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente, dependendo do comprometimento visual.


E foi exatamente por isso que ele acabou se integrando ao laboratório de tecnologia da informação da universidade.


Ao lado dos alunos de TI, Daniel está ajudando a aperfeiçoar uma bengala inteligente, para ajudar pessoas com deficiência visual.


O princípio de funcionamento é igual ao sonar dos morcegos. Na ponta da bengala está um sensor que emite sinais ultrassônicos, que são imperceptíveis para o ouvido humano. Esses sinais se transformam em vibração que ajuda quem está usando a bengala a se desviar de obstáculos.


A bengala consegue detectar um objeto a 40 cm de distância.




Quanto mais perto, mais rapidamente o sinal reflete e volta para o sensor, a tempo de evitar que a pessoa acabe se chocando contra uma árvore, poste ou os fradinhos na calçada.


“Nosso objetivo é com a tecnologia derrubar essas barreiras porque a deficiência está sempre ligada aos meios, se eu colocar uma escada com um metro de altura, ninguém vai conseguir subir nessa escada, então a tecnologia permite que se dê acesso às pessoas, que as pessoas consigam utilizar as coisas (...) tornar o mundo melhor com acesso e tecnologia”, falou o professor de TI da Unigranrio, Miguel Carvalho.





Via G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages