Emprego: Baixada Fluminense bate recorde de contratações, aponta Firjan - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Emprego: Baixada Fluminense bate recorde de contratações, aponta Firjan

Compartilhe




A Baixada Fluminense acumulou saldo positivo de 4.349 postos de trabalho formais em novembro. A conclusão veio a partir da análise agregada de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) via plataforma Retratos Regionais. O melhor resultado da região no mês ficou com Duque de Caxias (+1.397) seguido de Nova Iguaçu (+1.025). 






Já no acumulado no período de janeiro a novembro de 2021, o saldo de empregos da Baixada é de 19.275 contratações. Duque de Caxias surge na liderança (+4.945), seguido de Nova Iguaçu (+3.965) e São João de Meriti (+1.620).



A análise específica da indústria da região mostra que, no acumulado do ano, o setor registra saldo positivo de 3.933 vagas de trabalho formais. Duque de Caxias (+722) e Queimados (+649) representam os melhores resultados industriais da Baixada neste período. 





Os segmentos que impulsionaram estes números foram, respectivamente, a construção civil (+2.057) e a fabricação de produtos de minerais não metálicos (+667).



Análise estadual

O estado do Rio abriu 35.654 postos de trabalho formais em novembro e alcançou a posição de segundo maior contratante do país. Análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta o 10º resultado positivo consecutivo e representa a maior abertura de vagas no estado desde o início da nova série histórica do CAGED, desbancando o recorde anterior registrado em novembro do ano passado (+32.399). 



Com mais este resultado positivo, o mercado de trabalho formal fluminense agora está 39.753 postos de trabalho acima do nível pré-pandemia (fevereiro/2020). Especificamente na indústria, os dados do Caged apontam que o Rio de Janeiro liderou as contratações no Brasil.



“Sem dúvidas, 2021 está sendo o ano da retomada do desenvolvimento e da recuperação econômica. A expectativa da Firjan é que, nas próximas divulgações dos dados de empregabilidade, os resultados continuem positivos para os grandes setores e para a maioria dos municípios fluminenses”, avaliou Rodrigo Santiago, presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan.


ads



Em novembro, o setor industrial abriu 4.343 postos de trabalho. A Construção Civil (+1.962) seguiu se destacando, seguida por Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+952) e Fabricação de Produtos Alimentícios (+509).



No comércio, o saldo foi de 16.511 contratações. Os maiores volumes de contratações ocorreram nos segmentos Vestuário e Acessórios (+3.992), Hipermercados e Supermercados (+2.745) e Calçados e Artigos de Viagem (+1.969), movimento alinhado com o período de vendas de final de ano. Já o setor de Serviços abriu 15.383 vagas no mês com destaque para Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+3.085) e Transporte Rodoviário de Carga (+1.698).



No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o estado do Rio já abriu 180 mil novas vagas de emprego com carteira assinada, distribuídas entre os setores de Serviços (+99,3 mil), Comércio (+40,9 mil), Indústria e Construção (+38,1 mil), e agropecuária (+1,9 mil).


Plataforma Retratos Regionais


A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages