Baixada: Empresários da indústria estão otimistas em relação ao primeiro semestre de 2022 - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Baixada: Empresários da indústria estão otimistas em relação ao primeiro semestre de 2022

Compartilhe

 



Após alta em outubro, a atividade industrial dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé e São João de Meriti finalizou o ano de 2021 com queda no indicador de Volume de Produção, assinalando 46,4 pontos em dezembro, conforme aponta o boletim Sondagem Industrial Regional, da Firjan. 


No estudo, valores acima de 50 pontos indicam aumento e abaixo de 50 pontos indicam queda da produção na comparação com o mês anterior, e quanto maior/menor mais difundido é o aumento/queda entre as empresas. Já o indicador de número de empregados indicou crescimento e atingiu 50,9 pontos em dezembro. A utilização da capacidade instalada, por sua vez, apresentou recuo em dezembro (67%), após registrar o maior valor no ano em novembro (74%).

 


Apesar do contexto de redução da atividade industrial e do número de empregados, essa microrregião da Baixada Fluminense apresenta crescimento nos estoques finais, estando em linha com o planejado pelos industriais. O resultado demonstra um movimento de recuperação dos empresários da região, conseguindo retomar seus estoques, reduzindo sua ociosidade e produzindo dentro de seu planejamento.


 

No quarto trimestre do ano passado, o indicador de situação financeira dos industriais fluminenses registrou melhora, assinalando 47,3 pontos. Ainda que esteja abaixo da linha dos 50 pontos e indique insatisfação com a situação financeira, o indicador está acima de sua média histórica (39,7 pontos) e do nível registrado no final de 2019 (41,4 pontos), antes da eclosão da pandemia. Entretanto, as indústrias deste grupo de municípios sinalizaram maior dificuldade ao acesso ao crédito. Paralelamente, os preços médios das matérias-primas seguiram crescendo, porém, em ritmo menos acelerado que o observado nos trimestres anteriores.

 

Industriais seguem otimista, mas ajustam expectativas

 

Nesse cenário, os empresários industriais se mostram otimistas para os próximos meses, com expectativas de crescimento para a demanda por produtos, compras de matéria-prima, número de empregados e exportações. A despeito do otimismo, o setor industrial demonstra mais cautela do que nos meses anteriores, quando as expectativas estavam mais aquecidas. Todos indicadores de expectativas estão acima da média histórica e traçam um quadro favorável para o próximo ano na indústria da região.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages