Programa Luz: projeto social inicia formação de profissional para mulheres em Nova Iguaçu - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Programa Luz: projeto social inicia formação de profissional para mulheres em Nova Iguaçu

Compartilhe




A Firjan SENAI SESI Nova Iguaçu realizou nesta segunda-feira (26) a aula inaugural do Programa Luz, desenvolvido em parceria com a Lubrizol. Voltado para a inclusão de mulheres cisgênero e transgênero no mercado de trabalho, o projeto preencheu as 15 vagas ofertadas para a formação de Assistente de Produção Industrial. A abertura do curso foi marcada pela presença de representantes da federação e da empresa parceira, que destacaram a importância do projeto social, que tem o foco de qualificação profissional e consequentemente, ampliação de oportunidades no mercado de trabalho.

“Esse é mais um projeto desenvolvido para a qualificação profissional de mulheres. O foco é contribuir cada vez mais para a inserção desse público no mercado de trabalho. A Firjan está sempre aberta a apoiar empresas em iniciativas como essa”, destacou o vice-presidente da Firjan, Carlos Erane Aguiar.

Realizado pela primeira em parceria com a Lubrizol na região, o Programa Luz busca contribuir para a qualificação de mão-de-obra local. A iniciativa visa formar profissionais para futuras oportunidades na empresa, de forma direta ou indireta, mas principalmente, a preparação para o mercado de trabalho. “A direção da Lubrizol se sente muito orgulhosa. Sempre tivemos como política, a oferta de oportunidade e priorizamos a contratação de pessoas que moram nas redondezas das nossas fábricas. Identificamos a necessidade dessa capacitação que vai beneficiar inclusive outras empresas parceiras da região”, destacou o presidente da Lubrizol, Wagner Sá.


Aos 21 anos de idade, Adassa Oliveira de Menezes é uma das alunas. Desempregada, a aluna considera o programa uma grande oportunidade para mulheres transgênero, que como ela, encontram dificuldades de se colocar no mercado de trabalho. “Ainda encontramos muito preconceito. Estou muito feliz com a oportunidade de estar neste curso onde não encontro discriminação e ainda, é uma forma de ser um exemplo para outras pessoas e mostrar que é possível. Estou com grande expectativa de começar uma vida nova, ter minha renda, minha independência. Esse projeto é muito importante para minha vida e de muitas outras”, destacou Adassa no primeiro dia de aula.

O projeto atuará para o desenvolvimento de habilidades sociais e competências técnicas, por meio da qualificação profissional e de temas relacionados à formação cidadã. As aulas serão diárias, diurnas, com duração de quatro meses. O curso busca atender especialmente moradoras de Belford Roxo, Nova Iguaçu e municípios vizinhos, em situação de vulnerabilidade social. “Esse é um projeto de grande valor, que contribui para o desenvolvimento da região, oferecendo oportunidade de qualificação profissional, ampliando oportunidades para mulheres não somente na região, mas no mercado de trabalho com um todo”, destacou Eliane Damasceno, coordenadora de projetos integrados de Responsabilidade Social.

As alunas serão capacitadas para realizar recebimentos, expedição e armazenamento de mercadorias e produtos; monitorar o processo de produção industrial; realizar controle de produção e planejamento em conformidade com normas e procedimentos técnicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages