Grande evento reúne donos de cães da raça pit bull em Tinguá, Nova Iguaçu - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Grande evento reúne donos de cães da raça pit bull em Tinguá, Nova Iguaçu

Compartilhe
Os cães Zarah, Rafiki e Troia vão disputar o concurso de beleza Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

O medo e a falta de informação sobre os cães da raça pit bull levaram dois apaixonados pelo animal a organizarem um encontro com outros donos para falar sobre os cachorros, criação, comportamento e, principalmente, acabar com o preconceito. 



Essa é a história do Encontro do grupo Extreme Pitbull & Bully Fan’s, que realiza sua quinta edição no próximo domingo, em Tinguá, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

— Em 2016, decidir chamar as pessoas do meu bairro - Caioaba - que tinham pit bulls para se encontrar numa praça pública e acabar com esse preconceito de que é um cachorro violento — conta Júnior Assis Mineiro, um dos organizadores.

Devido ao sucesso, o primeiro ano teve três edições e reuniu outras raças. Desde a terceira, é realizado, dentro do evento, um concurso de conformação e beleza. 


São avaliados estrutura, peso, altura, comportamento e saúde do cachorro, dentro do padrão de cada animal. Podem concorrer cães da raça american pit bull terrier, american bully, exotic bully , old inglish bulldog, bulldog francês , bulldog americano, pit monster e brazilian monster pit.

— A gente realiza esses eventos para mostrar que cães puros, bem cuidados e selecionados dentro do padrão que a raça exige não representam nenhum perigo à sociedade — explica Thiago Porto, que também é organizador do encontro.


Júnior Assis e Thiago Porto, organizadores do encontro em Tinguá, Nova Iguaçu Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Os cães participantes do concurso serão avaliados por três juízes nas categorias Filhote (3 a 5 meses), Jovem A (6 a 8 meses), Jovem B (9 a 11 meses), Adulto (1 a 2 anos) e Sênior (de 3 anos para cima).

Os participantes vão concorrer a cada uma das 224 medalhas e um dos 12 troféus. O cachorro que for melhor avaliado dentro do seu padrão vai levar o cinturão.

As inscrições para disputa já foram encerradas, mas o encontro vai ser aberto ao público. A entrada custa R$ 10 mais um quilo de ração, que será doada à ONG Paraíso dos Focinhos. A orientação aos participantes é não levar nenhum cachorro.

O encontro será neste domingo, a partir das 8h, no Espaço Tucano. O local fica na Estrada Boa Esperança 2.270, Tinguá, Nova Iguaçu.

Grupo quer combater maus trataos

Os encontros promovidos pelo grupo Extreme Pitbull & Bully Fan’s têm como objetivo combater os maus tratos, incentivar a criação adequada e responsável das raças envolvidas no evento, promover encontros saudáveis entre as raças e a população leiga, desestimular a criação em confinamento e mostrar a importância da socialização destes animais. Além disso, o grupo quer mostrar que os pit bulls, se adquiridos de criadores responsáveis e que cuidam bem, não representam risco para população.


André com quatro dos oito cães que ele cria

Dono de oito cães, entre pit bull, pit monster e american bully, o criador André Felipe Nascimento, de 47 anos, acredita na proposta do encontro:

— Venho desde a segunda dição. Isso ajuda muito a diminuir o preconceito com esses animais.

O encontro reúne pessoas de diferentes lugares do estado e até fora dele. O criador e adestrador David Souza, de 42 anos, mora em Maricá, mas vai participar do evento. Ele vai levar a cadela Kyra, da raça Bulldog Americano, para participar do concurso. Kyra já é campeã na categoria Jovem pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Embora crie cães das raças Bulldog Americano, Bulldog Alemão, Pastor Belga Malinois, David conta que esses animais de maior porte também sofrem com esse preconceito:

— Tem pessoas que confundem com um Pitbull e se afastam. Mas quando eu falo que é um Bulldog, fazem até carinho.



Via Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages