Novo golpe no WhatsApp atinge beneficiários do Bolsa Família - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Novo golpe no WhatsApp atinge beneficiários do Bolsa Família

Compartilhe



O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do Governo Federal, pois auxilia famílias carentes em todo o país. 

Além disso, juntamente com outras ações, o programa tem proporcionado mudanças significativas na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.


No entanto, constantemente o auxílio é alvo de fraudes, o que dificulta o bom desenvolvimento do programa. 

O golpe mais recente é o que anda circulando no WhatsApp.

Golpe do Bolsa Família já atinge 1 milhão de pessoas

Com a ascensão da comunicação mais direta e pessoal através das redes sociais, incluindo o WhatsApp, diariamente surgem novas fraudes.


Grandes marcas como a Nike e a Bauducco já tiveram seus nomes usados para que criminosos enganassem milhares de pessoas com links e notícas falsas (as famosas fake news) no WhatsApp.

O golpe mais recente procura enganar pessoas que recebem o Bolsa Família por meio do repasse de uma informação falsa. 

Essa informação, por sua vez, seria de que essas pessoas poderiam receber um vale com R$ 350,00 para a compra de material escolar.

Segundo o “DFNDR Lab”, que corresponde a um laboratório especializado em segurança digital da PSafe (empresa de aplicativos de segurança), a mensagem já foi acessada por mais de 1 milhão de pessoas desde janeiro, mais especificamente, desde o dia 15.

Ainda segundo o laboratório, esse número significa cerca de 70 mil novas pessoas afetadas por dia. 

Mas não é só isso, pois o golpe induz o usuário a repassar a mensagem para terceiros com o objetivo de estender a ação fraudulenta.

Como acontece o golpe do Bolsa Família

A mensagem encaminhada tem o seguinte texto:

“BOLSA ESCOLA 2020: Quem tem Bolsa Família o Governo Federal está dando um bônus de até R$350,00 para comprar material escolar 2020. Confira se você tem direito ao benefício”.

Ao final do texto, o usuário clica em um link que o direciona para outra página, onde, de fato, o golpe é aplicado.

Nesta página as pessoas são levadas a responder três perguntas: “Você já tem o Bolsa Família?”, “Você está com seu cadastro em dia?” e “Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?”.

Logo depois a vítima tecla em confirma para receber o benefício que jamais chega. 

Sendo ainda o usuário ludibriado para compartilhar o link fraudulento com outras pessoas, sempre na expectativa de ter acesso ao falso benefício.

O que a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social disse a respeito do golpe

Em comunicado, a Secretaria Especial de Desenvolvimento social disse que a informação não era verdadeira, pois o benefício para compra do material escolar por pessoas inscritas no benefício está em tramitação, ainda nem sequer foi aprovado.

O Projeto de Lei relacionado ainda está na Câmara e aguarda aprovação. Na nota oficial, a Secretaria informa:

“Na página do Ministério da Cidadania há informações atualizadas sobre o Programa Bolsa Família e sobre outros programas sociais do Governo Federal”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages