Witzel anuncia que estação de água do Guandu voltou a funcionar - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Witzel anuncia que estação de água do Guandu voltou a funcionar

Compartilhe
Witzel visitou estação no último dia 23 de janeiro - Philippe Lima / Governo do Estado RJ



O governador Wilson Witzel (PSC) anunciou, na manhã desta terça-feira, que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, retornou suas operações às 8h. 



A ETA está com as atividades paralisadas desde ontem, após a Cedae detectar detergente próximo à área de captação de água da estação.

"As 13 horas de interrupção foram necessárias para assegurar a qualidade da água. A Cedae vai manter a população informada", o governador postou, em seu perfil no Twitter.

Witzel disse também que está cobrando da companhia uma solução para o abastecimento de água no Rio e que a companhia "tomou a decisão correta de interromper a captação".


POLÍCIA NO GUANDU

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) estiveram na estação de Guandu menos de 24 horas depois de a Cedae anunciar a paralisação da ETA. 


Ainda não há informações sobre o motivo da visita dos agentes.

A DDSD já esteve em Guandu em outras duas ocasiões, durante as investigações sobre um possível envolvimento externo na qualidade da água da Cedae. 

Vários funcionários da companhia, dentre eles o presidente Hélio Cabral, chegaram a ser ouvidos no inquérito aberto pela Polícia Civil.

A crise hídrica que culminou com uma investigação policial começou no início de janeiro, quando moradores da capital e da Baixada começaram a reclamar que a água que chegava às casas deles estava barrenta e com cheiro ruim. 

Depois da reclamação, a Cedae informou que técnicos da companhia detectaram a presença de geosmina (substância orgânica produzida por algas) na água e que ela não representa nenhum risco à saúde dos consumidores.



Para resolver o problema da geosmina, a companhia passou a usar, desde o dia 23 de janeiro, carvão ativado purificado no tratamento da água da estação de Guandu. 

A Cedae também começou a despejar argila ionicamente modificada na lagoa próxima à captação de água. 

A medida é para diminuir a proliferação das algas que liberam a geosmina.



Via Meia Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages