Estudante é pintada de preto e vestida de garçonete em trote universitário: ‘Criminoso' - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Estudante é pintada de preto e vestida de garçonete em trote universitário: ‘Criminoso'

Compartilhe



Um trote do curso de engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tornou-se alvo de críticas nas redes sociais nessa sexta-feira (6). 

Calouros do curso publicaram imagens que mostram uma estudante branca com o corpo inteiro pintado com tinta preta e caracterizada como garçonete.

O trote foi realizado nessa quinta-feira (5), no campus da universidade em Macaé, no litoral fluminense, e considerado racista por fazer blackface – nome dado a uma prática antiga de pintar o rosto com tintas marrons ou pretas para “parecer negro”.

A imagem foi publicada por uma aluna da faculdade em uma conta que foi deletada posteriormente, com a seguinte explicação: 


“Eu não escolhi ser pintada da forma que foi, foi escolha dos veteranos e eles escolheram assim não sei o porquê, mas não acho que foi no intuito de fazer blackface”.


Legenda da imagem foi editada para acrescentar a explicação (Reprodução/Instagram)

A publicação ainda acrescentava que a decisão de pintar os calouros com tinta marrom e caracterizá-los como garçonetes foi uma brincadeira que surgiu de uma piada interna da turma.


Em nota (confira na íntegra abaixo), a direção do campus da UFRJ em Macaé disse que 

“repudia quaisquer manifestação de caráter racista em suas dependências e abrirá inquérito para apurar o ocorrido”. 

A universidade informou ainda que, caso seja constatado crime de racismo, os envolvidos serão responsabilizados na esfera acadêmica e criminal. 

Os trotes estão proibidos enquanto durarem as investigações.



Via BHAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages