Aviões Hércules da FAB levarão oxigênio líquido para Manaus e outros aviões são solicitados aos Estados Unidos - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Aviões Hércules da FAB levarão oxigênio líquido para Manaus e outros aviões são solicitados aos Estados Unidos

Compartilhe
Foto: Reprodução/ FAB


Para aumentar a disponibilidade de oxigênio em Manaus, a Força Aérea Brasileira (FAB) passará a transportar o produto na forma líquida. Um litro de oxigênio líquido equivale a cerca de 860 litros de produto gasoso.


Ainda nesta quinta-feira (14) voltará a operar o Hércules da FAB, que vinha transportando os cilindros de oxigênio – o avião precisou passar por reparos.

Por questões de segurança, o transporte de oxigênio líquido só pode ser feito em algumas aeronaves, capazes de receber uma válvula de segurança. 


Nesta sexta, dois outros Hércules passarão a ser utilizados na mesma tarefa. Em operação há quase 60 anos, estes aviões da FAB necessitam de constante manutenção. 

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse à CNN que reforçou junto ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pedido para que os Estados Unidos cedam um de seus Galaxy para levar oxigênio até Manaus – o modelo é um dos maiores aviões militares de transporte de carga.


A nova etapa da pandemia de Covid-19 praticamente multiplicou por seis o consumo de oxigênio nos hospitais de Manaus. 

Antes da chegada do novo coronavírus, a demanda era de 12 mil metros cúbicos/dia - hoje, está em 70 mil metros cúbicos/dia, mais do dobro do que nos primeiros meses da doença.

A White Martins decidiu também expandir sua fábrica do produto em Manaus, capaz de produzir 28 mil metros cúbicos/dia. 


Oxigênio também está sendo levado por caminhões que saem de Fortaleza (CE).



Via CNN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages