Câmara Municipal de Duque de Caxias aborda temas sobre o meio ambiente, saúde, obras e segurança - Baixada Viva Notícias

Responsivo após foto post

Câmara Municipal de Duque de Caxias aborda temas sobre o meio ambiente, saúde, obras e segurança

Compartilhe




Meio ambiente, saúde, obras e segurança são temas abordados na Tribuna

Antes da sessão plenária, o presidente da Casa, Celso do Alba, empossou o suplente Elson da Batata, como vereador de Duque de Caxias

No dia 05/10, o presidente da Câmara de Duque de Caxias, Celso do Alba (MDB), empossou o suplente Elson da Batata (PL) como vereador. Ele assume a vaga do ex-vereador Joaquim José Quinzé Santos Alexandre, o Quinzé, falecido em setembro. A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Casa, minutos antes da abertura da sessão plenária.




Sessão plenária

A sessão plenária de 05/10 foi presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada pelo vereador Claudio Thomaz (DEM). No Expediente do Dia, foi feita a leitura de Projetos de Decretos Legislativos, de Resoluções, indicações e requerimentos.

O secretário ainda leu ofício do prefeito Washington Reis (MDB) comunicando o convite feito ao vereador Jackson Wagner (PSD) para assumir, como secretário municipal, a Secretaria Municipal da Defesa da Terceira Idade.

Nas manifestações, o mais novo vereador, Elson da Batata, subiu à Tribuna para fazer agradecimentos àqueles que o apoiaram no caminho até ao Legislativo. Os demais vereadores deram os parabéns e ressaltaram a importância de se fazer um trabalho ético e direcionado aos anseios da população.





O vereador Aquiciley Filho (Republicanos) falou do evento em comemoração ao Dia Municipal do Protetor Animal, realizado em 04/10, no plenário da Câmara. “Quero parabenizar o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Marcos Tavares, que está articulando várias ações relacionadas à causa animal neste município”, disse ele, salientando a construção do Hospital Veterinário, em Duque de Caxias. Outro ponto abordado foi sobre a Audiência Pública que está marcada para 01/12, com o objetivo de discutir a mobilidade urbana no município.

Reforçando o convite de Aquiciley Filho, o vereador Paulo Afonso (Republicanos) apontou para a existência de buracos em várias ruas da cidade. “Tô sendo cobrado pela população por alguns buracos que já estão, há algum tempo, nas ruas. Nós fizemos aqui indicação parlamentar, ofícios, e a Subsecretaria de Obras está com dificuldades de nos atender, acredito que é pelo grande número de obras que estão enfrentando”, disse ele, citando os bairros Jardim Rotsen, Barro Branco e Taquara.

O vereador Catiti (Avante) também falou sobre o evento em comemoração ao Dia Municipal do Protetor Animal. “A causa animal, muitos anos, neste município foi feita pensada, exclusivamente, de uma maneira comercial e, jamais feita desta forma como está sendo conduzida agora”, alertou ele, que é presidente da Comissão de Defesa dos Animais.

Outra demanda sua foi para que os demais vereadores se unam para encaminharem um requerimento ao deputado estadual, Rosenverg Reis, para que ele possa, na Assembleia Legislativa, com o governador Claudio Castro, modernizar o IML de Duque de Caxias. O presidente Celso do Alba apoiou o pedido e colocou-se à disposição.

O 2º vice-presidente da Casa, vereador Junior Reis (MDB), ressaltou a implantação do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), em Xerém. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado “Nós sabemos que não é atribuição do prefeito, a segurança, que é dever do Estado. Mas o prefeito Washington Reis, vendo esta demanda crescente implantou mais um Proeis, em Duque de Caxias”.

Com relação à segurança, o vereador Alex Freitas (SD) ressaltou sua indicação para a construção de um batalhão para a Guarda Municipal e explicou sua proposta ao Executivo para fomentar a cultura com cursos de break dance nas escolas. Falou também sobre a Cooperativa Central de Trabalho (Cootrab) que presta serviços para a Secretaria Municipal de Educação.

“A denúncia que tenho de funcionários desta cooperativa é que eles vão até ela para pedirem os seus contracheques, mas ela não os entrega”, disse Alex Freitas que está encaminhando ofício à Secretaria de Educação para que emita comunicado à cooperativa determinando que seja entregue nas escolas e na secretaria, todos os contracheques.

O vereador Alex Freitas ainda frisou que o Partido Solidariedade tem como premissa a luta pelos direitos dos trabalhadores. O vereador Junior Reis (MDB) informou que a Cootrab está saindo do município e Marquinho OI (DEM) reiterou os problemas da empresa.

A inauguração da praça de Parada Angélica (Adolfo David) se fez presente na manifestação do vereador Nivan Almeida (PT). “Foi uma conquista nossa. Uma coisa simples, a revitalização da praça e que a gente ali pode dar uma resposta importante à população”, enfatizou ele, agradecendo a presença de vereadores e demais autoridades, além de fazer menção à pavimentação no entorno.

Em seguida, destacou as ações do prefeito Washington Reis como um político articulador e empreendedor, citando seus investimentos, principalmente, na área da saúde, pois, segundo ele, desde 1967, o município não recebia tantos investimentos no setor.

O vereador Valdecy Nunes (Patriota) falou sobre a segurança pública, no 2º Distrito. “O prefeito Washington Reis tem trabalhado em todos os setores dessa cidade. O prefeito tem olhado para cada setor com bastante carinho e com bastante atenção”, salientou ele, enfatizando que, mesmo em período de pandemia, Duque de Caxias não parou de crescer e de se desenvolver, graças ao compromisso do prefeito com a população.

Finalizando as manifestações, o vereador Marquinho Oi (DEM) reiterou gratidão ao Executivo pela construção da praça, no bairro Periquito, assim como as indicações para o Morro do Coqueirinho e a atuação como vereador de Jackson Wagner que, agora, assume a Secretaria Municipal de Defesa da Terceira Idade.




Ordem do Dia

No segundo momento da sessão plenária, o secretário Claudio Thomaz fez a leitura dos Projetos cujos pareceres estavam em 1ª discussão e votação. Todos foram aprovados à unanimidade. A pedido da vereadora Drª Fernanda Costa (MDB), as propostas foram colocadas em segundo turno de discussão e votação, sendo aprovadas à unanimidade.

Também foi aprovada em segundo turno, a Mensagem nº 037/2021 do prefeito, encaminhando o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2021 que revoga dispositivo da Lei Orgânica do Município.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Responsivo final texto

Pages